domingo, 10 de novembro de 2013

Primavera abre o Festival de Teatro Cena Mato Grosso


A primeira edição do Festival de Teatro Cena Mato Grosso começa hoje (10.11), a partir das 19h30, no município de Primavera do Leste, localizado a 230 quilômetros de Cuiabá. Trata-se da maior manifestação das artes cênicas que o Estado de Mato Grosso irá conferir, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), e contará com 28 apresentações, sendo oito profissionais diferentes em cada momento: seis de Mato Grosso, e dois de fora do Estado. E o melhor, a entrada é gratuita.

Além da presença de oficineiros, críticos e debatedores de todo o país para este festival, que não é competitivo, mas sim para promover o encontro e fomento das artes cênicas.

“A luta é árdua das nossas companhias de teatro em se firmarem no cenário mato-grossense e nacional. Fizeram-se notados pela nossa gestão e, com a sensibilização, apertamos ainda mais o cinto na condução financeira para que pudéssemos realizar o Festival, porque acreditamos no talento do trabalho que os produtores teatrais desenvolvem. Isto fortalece e muito nosso Estado e acreditamos que com esta ação possamos devolver à classe um pouco de esperança”, ressaltou a secretária da SEC-MT, Janete Gomes Riva, que irá conferir esta primeira etapa do Cena Mato Grosso.

O Festival está dividido em três etapas, que acontecerão, respectivamente, em Primavera do Leste, Alta Floresta e Cuiabá.

O objetivo é reunir companhias profissionais em atividade no Estado de Mato Grosso, para fazer o intercâmbio entre as produções e valorizar os festivais que já acontecem nos municípios do interior, como o “7º Festival de Teatro Velha Joana”, em Primavera do Leste, que executará a primeira etapa do I Festival de Teatro Cena Mato Grosso, de 10 a 15 de novembro, com mais 20 apresentações locais; e o “Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense”, em sua 5ª edição, que levará consigo a segunda etapa do I Festival de Teatro Cena Mato Grosso, entre 27 e 30 de novembro, em Alta Floresta.

Encerrando o I Festival de Teatro Cena Mato Grosso, virá a terceira etapa, em Cuiabá, entre 2 a 8 de dezembro, a ser realizada na Praça Alencastro, em frente a Prefeitura Municipal, e no Clube Feminino.

Nenhum comentário: