quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Artes Cênicas ganha o 1º Festival Cena Mato Grosso e primeira etapa acontece em Primavera do Leste

O evento não tem caráter competitivo, mas sim o de promover o encontro e fomento das artes cênicas, com a participação de oficineiros, críticos e debatedores de todo o país.

Teatro Faces, de Primavera do Leste, no Festival Velha Joana

Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT

Acontece entre os dias 10 de novembro e 8 de dezembro o 1º Festival de Teatro Cena Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), em parceria com as companhias Teatro Faces, do município de Primavera do Leste, Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) e Grupo Tibanaré, de Cuiabá. Nesta sexta-feira (25.10), às 14h, será realizada uma coletiva de imprensa no gabinete da secretária da SEC-MT, Janete Gomes Riva, para apresentar o projeto.

O evento está dividido em três etapas, onde acontecerão respectivamente em cada uma destas cidades, com apresentação de oito grupos profissionais diferentes em cada momento, sendo seis de Mato Grosso e dois de fora do Estado, além da presença de oficineiros, críticos e debatedores de todo o país para este festival, que não é competitivo, mas sim para promover o encontro e fomento das artes cênicas.

O objetivo é reunir companhias profissionais em atividade no Estado de Mato Grosso, para fazer o intercâmbio entre as produções e valorizar os festivais que já acontecem nos municípios do interior, como o “7º Festival de Teatro Velha Joana”, em Primavera do Leste, que contará com a primeira etapa, do dia 10 a 14 de novembro, e mais 20 apresentações locais, e o “Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense”, em sua 5ª edição, que acontecerá de 27 a 30 de novembro, em Alta Floresta.

Encerrando a terceira etapa do 1º Festival de Teatro Cena Mato Grosso, em Cuiabá, do dia 2 a 8 de dezembro, a ser realizada na Praça Alencastro, em frente a Prefeitura Municipal, e no Clube Feminino.

“O Cena Mato Grosso está abraçando e valorizando os festivais que já aconteciam, distribuídos em etapas, respeitando as particularidades de cada um e dimensionando para que assim promova o encontro do maior número de companhias”, ressaltou um dos coordenadores do 1º Festival de Teatro Cena Mato Grosso, Wanderson Lana, do Teatro Faces, que também conta com a coordenação de Ronaldo Adriano, do TEAF, e de Fernanda Gandes, do Grupo Tibanaré.

Nenhum comentário: