sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O Tradicional x Contemporâneo é tema de discussão

Primeiro dia de seminário abre com amplo debate sobre artes e toda a sociedade civil está convidada, com entrada gratuita e entrega de certificado de participação.


Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC

Como as tradições se encontram com a modernidade? Esta é uma questão importante para se tratar no setor das artes, onde um pingo vira história (de muitas letras) e uma história define um pingo. Temos, nas viagens dos pincéis comandados por leitores do futuro, os olhos de ontem. Além disso, sob essa luz brilha a diversidade, as tradições traduzidas, as cores chapadas ou explosivas.

Tudo isso é proposta de discussão na mesa redonda “O Tradicional e o Contemporâneo em Mato Grosso”, a primeira Mesa do Seminário “Cultura: Gestão, Espaço e Diversidade”, no dia 19 de setembro, às 10h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento, com entrada franca, é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mediada pelo produtor cultural e cineasta graduado em Belas Artes, Luiz Marchetti, serão abordadas as tradições no encontro da modernidade, sem romper os traços identitários dos artistas locais, e a provocante descoberta dos contemporâneos.

“Dos anos 2000 para cá, com o surgimento de movimentos modernos e também contemporâneos, vejo que o artista, que é regional, tem que se adequar com o momento atual e não deixar de fazer aquilo que sabe realizar em sua obra. Acho necessário que haja esse contato do artista regional com a linguagem moderna e contemporânea. Dessa maneira pode haver uma transformação ou enriquecimento em sua obra que é regional”, destacou o artista plástico e membro da Academia Brasileira de Belas Artes, Sebastião Mendes, que participará desta mesa redonda.

Esse debate vem suprir o vácuo deixado por um grande movimento nas Artes, com origem nos anos 80, que teve a participação de grandes nomes como Aline Figueiredo, crítica do circuito nacional de artes; Adir Sodré, Gervane de Paula, Jonas Barros, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Clovis Hirigaray, Carlos Lopes e outros tantos; que floresceu, mostrando o grande mercado que Artes que Mato Grosso tem, mas que, com o tempo, se ressente de novos talentos, de novas leituras.


Mesa redonda

À altura dos grandes talentos de Mato Grosso, estão os debatedores que acompanham Sebastião Mendes e Luiz Marchetti: José Serafim Bertoloto, doutor em Semiótica e Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor titular da Universidade de Cuiabá (Unic) e orientador do Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da UFMT. Ele também é artista plástico e membro da Academia Brasileira de Críticos de Arte;

Além de Magna Domingos, produtora cultural e coordenadora de Artes do Serviço Social da Indústria (SESI), em Mato Grosso, graduada em Comunicação Social e pós graduada em Planejamento e Gestão Cultural; a professora mestre em Comunicação e Semiótica pela UFMT, Marília Beatriz Figueiredo Leite, articulista, escritora, advogada e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Toda a sociedade civil está convidada a participar do evento, com entrada gratuita e entrega de certificado de participação, no auditório da CDL. Mais informações pelo telefone 3613-0205.

Nenhum comentário: