sábado, 13 de julho de 2013

V Teia Centro-Oeste acontece em Campo Grande

Em Mato Grosso existem 36 Pontos de Cultura que fomentam dança, teatro, artes plásticas, indígenas, educação patrimonial, museu, cinema, artesanato, áudio visual, entre outros.

SECOM/MT e Ponto de Cultura Ninho do Sol


Uma caravana com 45 gestores dos Pontos de Cultura de Mato Grosso está presente na “V Teia Centro Oeste”, que é um grande encontro da diversidade cultural, iniciado no dia 11 de julho e segue até a tarde de hoje, (13), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Durante o evento, a Secretaria de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT) está reapresentando o estado com apresentações culturais, a dança do siriri e a musicalidade do cururu.

"O projeto Pontos de Cultura é um dos maiores da SEC, pois consegue descentralizar a cultura, principalmente pelo interior de Mato Grosso, onde conseguimos atender 26 municípios e mais de 50 mil pessoas por meio de ações em todas as áreas da cultura”, destacou a coordenadora de Ações Artísticos Culturais da SEC, Cinthia Mattos. Segundo ela, que estará presente no evento, são projetos que capacitam e fomentam a difusão de novos talentos por meio da dança, teatro, artes plásticas, indígenas, educação patrimonial, museu, cinema, artesanato, áudio visual, entre outros. Em Mato Grosso existem 36 Pontos de Cultura.

Também acontece durante a quinta edição da Teia o Fórum Regional de Pontos de Cultura do Centro-Oeste - "Perspectivas do Cultura Viva", onde além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estarão presentes gestores culturais de Pontos de Cultura dos estados de Goiás, Distrito Federal.

O Fórum reúne os gestores que atuam nos Pontos de Cultura para a troca de experiências no desenvolvimento de suas atividades, saberes e fazeres, além de discutir políticas e diretrizes para o setor visando a divulgação e o fortalecimento do Programa Cultura Viva e o fortalecimento da articulação em redes.

A programação da Teia prevê a realização do Fórum dos Pontos de Cultura, de Mostra Artística e Feira de Artesanato.

Campo Novo do Parecis na Teia Centro-Oeste


Márcia Rollenberg - secretária de Cidadania e Diversidade Cultural

A participação do município na Teia acontece com a representação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo, que também é coordenador administrativo do Ponto de Cultura Ninho do Sol.

Segundo o secretário, "essa é uma oportunidade importante para discutir políticas públicas para a cultura do Brasil, estados e municípios, sendo o beneficiário maior todo o povo brasileiro, especialmente as camadas mais carentes de políticas de acessos aos bens culturais, foco principal do Programa Cultura Viva", enfatizou Guollo.

A Teia Centro-Oeste conta ainda com a participação da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollenberg, principal articuladora do Programa Cultura Viva dentro da política nacional de cultura.

Nenhum comentário: