quarta-feira, 10 de julho de 2013

As Possibilidades da Arte - Os 13 instrumentos mais estranhos do mundo: Órgão do Auditório Boardwalk

A música é produto da criatividade e engenhosidade das civilizações, mas também é uma expressão de seu desenvolvimento tecnológico. Diferentes materiais e disposições tonais dão um caráter único (ainda que vagamente familiar) aos diferentes instrumentos que apresentamos a seguir. Seja por seu impressionante desenho, seu peculiar som ou sua importância folclórica, estes instrumentos são apenas uma amostra mínima da diversidade musical de nosso planeta.

Fazer um catálogo extensivo dos instrumentos musicais mais estranhos seria um trabalho que precisaria sua própria enciclopédia para ser apresentado. O teórico da realidade virtual, Jaron Lanier, tem uma coleção de mais de 10 mil deles somente da Ásia. No entanto, os que apresentamos a seguir não só são sonoramente particulares, senão que destacam também no aspecto visual, criando uma harmonia ou equilíbrio entre impacto visual e sonoro.

3 - Órgão do Auditório Boardwalk

Em seu momento foi o maior instrumento desenhado e construído. A companhia Midmer-Losh, fabricantes de órgãos precisou de três anos só para terminá-lo, e consiste em um sistema de sete teclados, 1.235 tabuladores, 35 percussões melódicas e 46 não melódicas, 18 trêmulos, 120 pedais de seleção e seis pedais.

Nenhum comentário: