sexta-feira, 10 de maio de 2013

Teatro Ogan comemora 18 anos dedicados à arte!

Primeira de uma sequencia de postagens durante todo o dia de hoje, mostrando a caminhada deste grupo até se firmar como uma referência do teatro e da cultura no Mato Grosso.


Reconhecido como de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1.362, de 04 de maio de 2010, e incorporado à Lei Municipal nº 1.489, de 10 de abril de 2012, que Concede Subvenção Social a Entidades Sociais, o Teatro Ogan está registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente sob o Registro nº 006, e está registrado no Ministério do Desenvolvimento Social – SAA desde 2011.

Com mais de 20 espetáculos e performances montados, o Teatro Ogan já recebeu prêmios em festivais e concursos regionais e estaduais. Em 1997 participou do XVII Festiminas - Festival Mineiro Nacional de Teatro, em Belo Horizonte-MG; em 2011 e em 2013 participou das edições do Fringe, mostra que faz parte do Festival de Teatro de Curitiba, no Paraná.

Em parceria com o Governo Municipal o Teatro Ogan promove o Femute – Festival Municipal de Teatro de Campo Novo do Parecis. Juntamente com a Apae, é promovido o FEsTeatro - Festival Estudantil de Teatro, direcionado à inclusão do deficiente na família, escola e comunidade; e o Teatro Ogan promove também o EncenArte – Festival de Cenas Curtas, comemorando o aniversário do grupo. Outro grande festival promovido pelo Teatro Ogan em parceria com o Governo Municipal é o FEsCanção – Festival Estudantil da Canção, com grande participação das escolas e comunidade.


O Ponto de Cultura Ninho do Sol

O Ponto de Cultura Ninho do Sol é uma iniciativa do Teatro Ogan patrocinado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura - Programa Mais Cultura, através do Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura, apoiado pela Prefeitura e Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis.

Suas diretrizes estão voltadas para a preservação do patrimônio histórico e cultural, divulgação da cultura indígena, execução de oficinas de arte e artesanato, criação de uma biblioteca comunitária e promoção de eventos culturais. Dentro do território de atuação e comunidade, as ações do Ninho do Sol estão centradas em características socioculturais, socioeducacionais, socioeconômicas e socioambientais.

São oferecidas anualmente mais de 400 vagas nas oficinas de artes cênicas, cultura afro, artesanato e música. Em seu primeiro ano de atuação foram atendidos 503 aprendizes nas oficinas de arte e artesanato e estima-se que 8.700 pessoas tiveram acesso aos eventos promovidos pelo ponto de cultura e seus parceiros. Em seu segundo ano, os números aumentaram e foram atendidos 647 aprendizes nas oficinas de arte e artesanato e mais de 12.700 pessoas tiveram acesso aos eventos culturais.

O Ninho do Sol vem somar ações que integram comunidade, terceiro setor, iniciativa privada e poder público nas suas três esferas de atuação, auxiliando na formação de crianças e jovens, oferecendo lazer e atividades saudáveis, aumentando a renda da população mais carente, promovendo a inclusão social e a integração de culturas, melhorando a qualidade de vida de todos, enfim, promovendo cidadania.

A Biblioteca Comunitária Mãe Branca

A Biblioteca Comunitária Mãe Branca, inaugurada em 19 de maio de 2010, é parte integrante das ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol. Com ela a comunidade pode usufruir mais um espaço cultural para fortalecer o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica como forma de construção da cidadania.

Seu acervo conta com mais de 3.000 livros direcionados especialmente à criança e ao adolescente, além de um acervo com fantoches e jogos pedagógicos. Dentre os muitos doadores destacamos Marília Pereira (in memorian), carinhosamente chamada de “Mãe Branca” dos Paresi-Haliti, homenageada deste espaço cultural. A Biblioteca Comunitária Mãe Branca atende um público médio de 400 usuários (mês), desenvolvendo com os mesmos inúmeras atividades semanais, e participa de eventos culturais buscando sempre a valorização do ser humano:
  • Hora do Conto;
  • Fazendo Arte;
  • Roda de Leitura;
  • Momento de Brincar;
  • Cine Criança.
Registrada no Sistema Estadual e no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a mesma foi selecionada no Programa do Livro Popular FBN 2011, o que permitiu dinamizar ainda mais seu acervo literário.

Nenhum comentário: