terça-feira, 7 de maio de 2013

TCE-MT realiza palestras e oficinas para conselhos


Objetivando a celeridade, proximidade e a promoção de diálogo com a sociedade local, com o levantamento das demandas sociais, o Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou em Campo Novo do Parecis nesta terça-feira (07/05) palestras e oficinas para complementar o Planejamento Estratégico desenvolvido no município juntamente com o Tribunal de Contas de Mato Grosso.

O evento aconteceu no auditório da Escola Nossa Senhora Aparecida e contou com a realização de oficinas tendo como público-alvo a comunidade, neste caso representados pelo prefeito, secretários, Conselhos Municipais, vereadores, e participantes de entidades e clubes de serviço, que atuam diretamente com as comunidades.

Na solenidade de abertura, o prefeito de Campo Novo do Parecis, Mauro Valter Beft, destacou e agradeceu a presença de toda equipe do Tribunal de Contas e a importância dessa nova visão do TCE-MT, “Agradecemos o apoio e o incentivo que o TCE-MT vem disponibilizando aos municípios com esse planejamento, e na elaboração e execução do PDI do nosso município” disse.

A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador do PDI do TCE-MT, Irapuan Noce Brazil, que explanou sobre o programa, destacando que as orientações acontecerão nos 12 municípios que aderiram ao Plano, com apoio técnico do TCE-MT na elaboração do Planejamento Estratégico, que iniciou nos municípios em fevereiro deste ano.

Um dos principais temas tratados no encontro foi ministrado pela secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo, que destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo TCE e o objetivo do PDI, que incentiva o acesso a informação e à consciência cidadã. "O objetivo do TCE-MT está em realizar ações quanto ao estímulo à participação social, estando assim mais perto dos conselhos, da sociedade, podendo assim, dar voz a eles e às suas demandas", frisou.

Durante toda a manhã foram apresentados e discutidos assuntos voltados a políticas públicas, aos servidores públicos, gestores, ouvidores e controladores internos para que sejam inseridos no PDI que está sendo elaborados pelo Executivo e assim, incluídos no Plano Plurianual -PPA.

Outro assunto tratado no encontro foi sobre a Lei de Incentivo de Acesso à Informação, com palestra ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Godoy de Campos Silva Freire. Ela destacou o objetivo de clareza nas ações de informações e a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência. Na oficina novas metas e diretrizes foram repassadas aos gestores da Prefeitura e Câmara. "Precisamos que os gestores despertem para o fato de que a Lei de Acesso à informação precisa ser cumprida, para isso, o TCE-MT fez um cronograma de adequações e oferece os sistemas gratuitos e a capacitação para o funcionamento dessas metas", explicou.

O município de Campo Novo do Parecis é um dos 20 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico.

Fonte: Alessandra Costa Marques – Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Campo Novo do Parecis

Nenhum comentário: