domingo, 5 de maio de 2013

Palestra "Roosevelt Rondon" acontece em Sapezal

Servidores da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis participaram na última sexta-feira (03.05) da palestra "Expedição Roosevelt Rondon - 100 anos" em Sapezal.


Cacá de Souza, Iracema Rodrigues, Vanderlei César Guollo e Adriano Pereira, 
segurando um eixo de carroça da expedição, feito em bronze.

A palestra, ministrada por Cacá de Souza, foi direcionada a alunos das escolas públicas de Sapezal e a toda a comunidade daquele município. Participaram do evento o vice-prefeito, Dr. Benjamin Dequi; o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo Mattos Moura; e o coordenador de Turismo, Sidnei Roberto Zimmermann, além de um público composto basicamente por alunos.

Campo Novo do Parecis foi representado no evento pelo secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo e pela chefe de Fomento ao Etnoturismo, Iracema Rodrigues Pereira, além do diretor de Cultura de Colniza, Adriano Pereira de Souza, que estava em intercâmbio cultural com nosso município.











Sobre o documentário "Expedição Roosevelt Rondon 100 anos"

Neste ano comemora-se os 100 anos da Expedição Roosevelt Rondon, expedição essa liderada por Theodore Roosevelt e Marechal Cândido Rondon, que foi um marco histórico e científico para o conhecimento da fauna e da flora brasileira.

A Expedição teve como intuito pesquisar e coletar espécimes da fauna e da flora do cerrado e da região Amazônica, além de um levantamento cartográfico incluindo o rio da Dúvida, já no estado de Rondônia, rebatizado de rio Roosevelt após a expedição. Roosevelt e Rondon, durante a sua caminhada, percorreram mais de mil km, realizando inúmeros trabalhos.

A expedição Roosevelt Rondon, nas terras matogrossenses, teve início no município de Cáceres, e de lá a expedição navegou pelas águas do rio Sepotuba até a fazenda Taberapuã (no atual município de Tangará da Serra). A partir de lá, no lombo de burros e em carroças puxadas por bois, atravessaram o Chapadão do Parecis tendo apoio na estrutura existente em função da construção da linha telegráfica.

Ficaram impressionados com as belezas da fauna e da flora da região, principalmente das deslumbrantes quedas do Salto Belo (divisa de Campo Novo do Parecis e Brasnorte) e do Salto Utiariti (divisa de Campo Novo do Parecis e Sapezal). Atravessaram o cerrado e adentraram a Floresta Amazônica até atingirem a nascente do rio da Dúvida, no dia 27 de fevereiro de 1914. Ao final da expedição, já em maio de 1914, com um saldo de três pessoas mortas, mais de 2500 aves catalogadas e aproximadamente 500 mamíferos coletados, além de répteis, insetos e muitos peixes, soma-se também uma incalculável contribuição histórica através do trabalho fotográfico e cinematográfico realizado.

Nenhum comentário: