segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teatro Ogan estréia no Fringe 2013


Praça Rui Barbosa, maior terminal de ônibus de Curitiba

Participando pela segunda vez do Fringe, mostra paralela que faz parte do Festival de Teatro de Curitiba, o Teatro Ogan apresentou o espetáculo de contação de histórias "Passarinho me contou...", de Van César, com inúmeras histórias do imaginário popular.

A apresentação de estréia no Fringe 2013 foi na Praça Rui Barbosa, ontem (31/03), às 11h, com um público participativo que se envolveu na contação de histórias. Destaque vai para uma senhora idosa, que aos prantos, agradeceu ao grupo pela apresentação e nos presenteou com um pouco de sua história: "eu me emocionei muito porque quando criança minha mãe contava muitas histórias... é a lembrança mais bonita que guardo dela", enfatizou.

 
O macaco e a velha, um dos contos de "Passarinho me contou..."

A contação de histórias contou ainda com a bela presença de Dalva Koschkoday, diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Novo do Parecis, e seu marido, em viagem por Curitiba. E foi prestigiada pela Cia Revelação de Teatro, também participante desta 22º edição do festival.

PRAÇA RUI BARBOSA

A Praça Rui Barbosa, atualmente a mais frequentada pelos curitibanos que utilizam o transporte coletivo e os serviços da Rua da Cidadania Matriz, surgiu no final do século XIX como um local deserto, utilizado pelos moradores da vila curitibana como um lugar para caça. Durante todos os seus anos de existência, passou por inúmeras reformulações, principalmente após o redesenho da urbe curitibana, creditado ao Plano Agache, elaborado na década de 1940.

Uma de suas maiores mudanças ocorreu durante a década de 1970, quando a praça passou a abrigar um terminal de ônibus expresso. Também nessa época, o local passou por grandes mudanças físicas e sociais, já que, ao se transformar no maior terminal de transporte da cidade e permitir o comércio de ambulantes, tornou-se um dos espaços mais democráticos de Curitiba.

Os comerciantes e ambulantes, entretanto, causaram alguns problemas para a praça e, para resolver questões como a limpeza, segurança e vandalismo, a prefeitura deu início, em 1994, à construção da Rua da Cidadania Matriz na Rui Barbosa, uma nova transformação urbanística, buscando uma nova função para o espaço. Com as mudanças pensadas para a praça, os ambulantes e artesãos foram transferidos para o Mercado Popular, localizado no interior da Rua da Cidadania.

Atualmente, a Matriz, além dos quiosques dos artesãos e comerciantes, conta com o serviços da URBS, Polícia Militar, Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), casas lotéricas, lojas diversas e um restaurante popular que funciona durante o almoço pelo preço de R$ 1,00.




Nenhum comentário: