quinta-feira, 14 de março de 2013

Elaboração de Sistemas de Cultura segue até sexta-feira



Marcos legais do Sistema Nacional de Cultura, Acordos de cooperação, Leis dos sistemas estadual e municipais de cultura, mecanismos de financiamentos, entre outros temas, estão sendo apresentados para que o Estado e seus municípios aperfeiçoem as ações no setor cultural durante a 'Oficina de Elaboração de Sistemas de Cultura', que reúne em Cuiabá 60 participantes, dentre eles, gestores de cultura de 33 municípios de Mato Grosso.

Os trabalhos tiveram início na quarta-feira (13.03), com a presença da secretária de Estado de Cultura Janete Riva e de Pedro Ortale, coordenador geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura. Pedro Ortale explica que a Oficina de Implementação de Sistemas municipais e estaduais de cultura foi formatada a partir de uma oficina realizada em 2012 na Paraíba, com isso foi definido que um ciclo de oficinas percorrerá 17 estados entre os meses e março e julho deste ano. Quanto a Mato Grosso, Ortale destaca que a participação está além do previsto e as palestras estão ocorrendo com momentos de trocas, reflexão, e posicionamento dos participantes.

Janete Riva ressaltou o interesse e o compromisso do Estado com a Cultura, salientando que a SEC está alinhando suas ações e que os primeiros passos já foram dados, com a quitação das dívidas com os Pontos de Cultura. Informou também a aproximação da Cultura com a sociedade, que é uma das responsáveis pela elaboração do Sistema e do Plano Estadual de Cultura.

Johnny Everson, vice-presidente do Conselho de Cultura, destaca o evento como um momento de trazer a luz as formas como devem ser realizadas as políticas públicas para cultura em Mato Grosso.

Participam também o Coordenador de institucionalização e monitoramento do Sistema Nacional de Cultura Sérgio Pinto, Regina Almeida, servidora do Minc e Cleide Vilela, consultora do Sistema Nacional de Cultura, além da equipe local composta pelo Coordenador da equipe de Elaboração do Plano Estadual de Cultura, Romulo Fraga e a analista Naine Terena.

Informações: (65) 8418-0343 – Naine Terena.

Nenhum comentário: