sábado, 6 de outubro de 2012

Discussões para elaboração do Plano Estadual de Cultura ocorrem até novembro


Assessoria SEC/MT

O Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso será finalizado e apresentado à sociedade durante o II Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, em Cuiabá, no mês de novembro, segundo o coordenador da equipe de planejamento estadual, Romulo Fraga. As discussões das diretrizes, estratégias e ações do plano continuam até final deste mês.

Conforme o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Laino, o plano será o argumento base para garantir o fortalecimento do setor, uma vez que o documento indicará a necessidade de recursos de forma a desenvolver a Cultura em Mato Grosso com um direcionamento melhor a cada área. “O Plano organiza ainda mais o setor. É um documento que surge com a importante participação dos interessados no segmento nas reuniões dos fóruns regionais, que garantiu a contemplação de forma necessária a todos eles”.

A discussão do Plano é fruto do diagnóstico da realidade cultural do estado levantado a partir da realização de 16 Fóruns Regionais nos meses de julho e agosto e das propostas de diretrizes e prioridades estabelecidas no I Fórum Estadual de Planejamento e Cultura, ocorrido em 24 de agosto, na Assembleia Legislativa (AL), com realização do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura. Nos Fóruns também foram constituídos grupos técnicos regionais e uma Câmara Estadual de Planejamento responsáveis pelo acompanhamento e construção do Plano.

De lá para cá já aconteceram duas reuniões da Câmara Estadual nos dias 10 de setembro e 1º de outubro. Em cada encontro foram sistematizadas as propostas das diretrizes, estratégias e ações para o Plano Estadual de Cultura encaminhadas pelos grupos técnicos regionais. A próxima acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no centro de Cuiabá, para a construção das metas do Plano.

Nenhum comentário: