sábado, 21 de julho de 2012

Pontos de Cultura potencializam mercado cultural em Mato Grosso


Por Naine Terena

Chegando ao terceiro e último ano de convênio, os Pontos de Cultura de Mato Grosso cumprem sua missão proporcionando à população de 24 municípios o fomento a produção artística e cultura através de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral. Mato Grosso conta com cerca de 36 Pontos de Cultura, que desde 2010 recebem investimentos vindos do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC/MT e R$ 1,6 mil do Governo Federal, repassados anualmente para as instituições conveniadas. Duas parcelas já foram quitadas e os Pontos aguardam o repasse final que deve ser liberada pelo Ministério da Cultura, para finalizarem as ações planejadas para 2012. Só nesses dois anos já foram atendidas pelo menos 15 mil pessoas em todo o Estado através das ações executadas pelas Instituições.

Para Ronaldo Adriano, do Teatro Experimental de Alta Floresta, além de ser um efetivo reconhecimento do que se produz de cultura em todos os cantos do Estado, é a segurança de crescimento sócio cultural. Ronaldo informa que também é uma forma de garantir a produção, fruição e produção artístico cultural, que as vezes ficam à margem de tudo e todos.

A coordenadora estadual dos Pontos, Cinthia Matos, acompanha desde 2010 os 36 Pontos de Cultura de Mato Grosso e acredita que eles são uma das maiores ferramentas do Estado para a inclusão cultural. "Hoje vemos a cultura sendo fomentada em diferentes locais e os Pontos de Cultura são elementos essenciais para esse crescimento", finaliza. Júlio Carcará, do Circo Leite de Pedras, de Cuiabá, acredita que ao se tornar um Ponto de Cultura, a instituição passa a ser de uma relevância maior, perante a sociedade, mesmo que infelizmente a maioria da sociedade desconheça o que é um Ponto de Cultura.

Os Pontos de Cultura também recebem apoio da iniciativa privada e os interessados em conhecer mais sobre os Pontos de Cultura poderão acessar os contatos de cada Ponto de Cultura no blog: http://www.pontodomato.blogspot.com/
http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=4293

Nenhum comentário: