quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teatro Ogan - 17 anos de "fazer teatral"!


"Feiurinha", de Pedro Bandeira, na Band de Tangará da Serra durante o 1º Salão do Livro 2012

Para qualquer pessoa completar 17 anos é "viver num mundo de sonhos e acreditar neles" (Eduh); é "ter muitas responsabilidades" (Alexandre Rolim); é "desejar mais do que nunca completar 18 anos para ter a tão sonhada liberdade" (Katiussa Rentz); é "arquitetar o futuro" (Sílvia Schneiders); é "ter muitas histórias para contar" (Karla Santana); é "um ano de decisões" (Van César); é "se posicionar com as próprias opiniões diante dos adultos" (Betho); é "um momento de expectativas" (Fábio Lima); é "buscar um rumo na vida" (Jeane Carla); é "molezinha!" (Douglas Carvalho).

Para um grupo de teatro completar 17 anos é isso tudo, e muito mais...

Fundado em 10 de maio de 1995, o Teatro Ogan é um dos grupos teatrais em atuação mais velhos do estado de Mato Grosso. Com mais de 20 espetáculos e performances montados, o Teatro Ogan já recebeu inúmeros prêmios em diversos festivais dos quais participou.


Teatro Ogan e o I Femute, em 1999

Desde 1999, promove juntamente com o governo municipal, o Festival Municipal de Teatro (Femute). Em parceria com a Apae, promove o Festival Estudantil de Teatro (FEsTeatro), voltado para a temática da inclusão. E no mês de seu aniversário, promove o Festival EncenArte de Cenas Curtas, evento que neste ano de 2012 será realizado dos dias 18 a 20 de maio.

Em 2009 o Teatro Ogan foi aprovado no edital de pontos de cultura de Mato Grosso, e com o Ninho do Sol o mesmo assumiu a sua responsabilidade social e o palco se tornou maior e real.


Citado no livro “O Teatro Mato-grossense – História, Crítica e Textos”, de Agnaldo Rodrigues da Silva (Editora Unemat - 2010), o livro trata não apenas de aspectos atuais, mas de toda a história das artes cênicas matogrossenses. Agnaldo Rodrigues, que já escreveu vários outros livros, esmiúça a história do teatro desde o século XVIII até o final da primeira década do século XXI. Na citação o autor do livro faz um relato sobre a história do grupo, destacando os espetáculos montados ao longo de quase 16 anos e a parte sociocultural que ele desenvolve na cidade de Campo Novo e região (Pág. 155).

Nestes 17 anos o Teatro Ogan tem promovido seu "fazer teatral" graças ao apoio recebido do comércio, do governo municipal, dos parceiros e patrocinadores e da sociedade em geral. Seu sucesso se fez principalmente com a garra de todos os seus atores e atrizes que passaram pelos palcos onde o Teatro Ogan atuou.

São para eles que levantamos em pé na platéia e batemos palmas calorosamente!

Parabéns Teatro Ogan!

Um comentário:

Alexandre Rolim disse...

Apesar de estar aqui meio distante do Teatro Ogan gostaria de parabenizar a todos os integrantes e ex-integrantes por esta data tão especial. Sei que assim como eu todos os que passaram por esta trupe são e serão eternos apaixonados por este nome TEATRO OGAN...
Parabéns Ogan, Van César, Sílvia, Eduh, Betho, Fábio, Katiussa, Jaymes, Jeane, Karla, etc...
Fica aqui minha homenagem com muito carinho!