terça-feira, 29 de maio de 2012

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: Abertas as inscrições para a edição 2012


Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é a premiação mais importante na área do Patrimônio Cultural no Brasil e, além de completar 25 anos de existência em 2012, também celebra os 75 anos do Instituto e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão.

Os proponentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas e têm até o dia 9 de julho para, na Superintendência Estadual do IPHAN mais próxima, inscrever seus projetos em uma das sete categorias previstas no Edital. Para tanto deve ser apresentado um dossiê ilustrado que caracterize a atividade realizada.

Comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações em seus estados e Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão, então, encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação, que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012. Cada um receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.

Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 1898 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e iniciou-se na política como chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública criado em 1930 no governo Getúlio Vargas. Integrou o grupo de artistas e intelectuais modernistas que trabalhavam no Ministério no período de Gustavo Capanema (1934-45), quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do atual IPHAN em 1937, tendo comandado o órgão daquele ano até 1968.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 pelo IPHAN em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:
• Promoção e comunicação
• Educação patrimonial
• Pesquisa e inventário de acervos
• Preservação de bens Móveis
• Preservação de bens Imóveis
• Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e
• Salvaguarda de bens de natureza imaterial

O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar - Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br.

Nenhum comentário: