domingo, 6 de maio de 2012

Museu de Arte Sacra divulga programação

EXPOSIÇÕES

Novas manifestações da Arte Sacra Popular através do conceito da sustentabilidade: A exposição reúne obras de três artistas regionais com características primitivista e popular.


Enizete Gomes

A exposição Mandalas da Fé, da artista Enizete Gomes Mendes. Serão expostas mandalas com imagens que representam a fé das pessoas, independente da religião. Feitas a partir de um conjunto de técnicas, como pintura, decoupagem, pedrarias e vitrais, a artista utiliza também materiais reciclados, como latinhas, para compor as mandalas. “O trabalho é feito com muito cuidado e carinho. E as pessoas conseguem perceber esse amor no nosso trabalho”, afirma Enizete.


Olímpio Bezerra

Artista Plástico paulista (Araçatuba-SP). Há vinte anos, em visita ao Pantanal mato-grossense, decidiu fixar residência em Cuiabá. Expressa em suas obras o cotidiano do interior, a religiosidade, as danças e festas populares. A base de sua obra é o óleo sobre tela, mas também desenvolve trabalhos com o reaproveitamento de objetos encontrados em suas andanças pela cidade, como discos de vinil e móveis de madeira. Participou de inúmeras exposições no país e exterior recebendo várias premiações.


NO CORAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

Reúne imagens de um trabalho do Fotógrafo Izan Petterle que começou há mais de 15 anos, elas representam um testemunho do fotografo, que veio para Chapada dos Guimarães háexatos 30 anos, em busca de um lugar melhor para viver.

Durante esse período muitas mudanças aconteceram, aos 40 anos de idade, desisti de uma vida ligada ao meio rural e começou a trabalhar com fotografia documental. Seu Traballho foi reconhecifo pela Revista National Geographic.

ATIVIDADES

Cõnfecção de camisetas para o cortejo: O visitante deverá trazer sua camiseta (nova ou usada) para personalizar com uma palavra ou frase de como enxerga, percebe e sente os museus
Local: Auditório do museu de Arte sacra de Mato Grosso
Data de inicio: 15/05/2012
Horário de atendimento: 8h às 9h

Cortejo museológico pelo centro histórico de Cuiabá: Será guiado pelo grupo musical de Maracatu, o ponto de saída será o Museu de Arte Sacra.
Local: o ponto de saída será o Museu de Arte Sacra, onde os alunos visitarão as exposições, e seguirão para o Museu Histórico de Mato Grosso finalizando o cortejo no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.
Data: 15/05/2012
Horário: 8h às 11h


CONCERTO MUSICAL NOS MUSEUS: É um circuito que acontecerá integrado entre 5 (cinco) museus da capital. O objetivo é proporcionar aos visitantes o acesso a música instrumental nos espaços museais.
Local: Auditório do museu de Arte sacra de Mato Grosso
Data: 17/05/2012
Horário de atendimento: 19h:30
Atração: Grupo Musical Sarau Cuiabano

CINEMA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS

O projeto prevê a apresentação de filmes e debates, conversas que falam sobre a história do Cinema e o desenvolvimento da noção da linguagem cinematográfica como meio de expressão artística. As ações são endereçadas aos estudantes, pesquisadores e curiosos do cinema e enfatizará o contexto histórico e os movimentos estéticos, com a exibição de filmes para exemplificar cada tema. Os temas foram escolhidos procurando abranger o período das primeiras criações cinematográficas, com filmes do cinema mudo. Mostrando como o passado no cinema é desafiador, interessante e a memória cinematográfica pode nos fazer refletir sobre o mundo atual. O cinema é mudo, mas cheio de histórias, memórias e narrativas. As atividades são expositivas, com a exibição de filmes e debate sobre eles.

Faixa etária (a partir de 8 anos)
Datas: 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 de Maio
Horário de atendimento: 14h às 17h
Programação das exibições:

a) Dias 8 e 10/05 - A invenção do cinematógrafo; a escrita da luz, o realismo dos irmãos Lumière, a fantasia de Georges Méliés (exibição do filme “Viagem à lua”, de Méliès);

b) Dias 15 e 17/05 - Chaplin e as trapalhadas no cinema mudo (exibição de curtas-metragens de Charles Chaplin);

c) Dias 22 e 24/05 - Os primeiros filmes de ficção científica (exibição do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang);

d) Dias 29 e 31/05 - As primeiras animações, com o cinema de Lotte Reiniger (exibição do filme “A Formiga e a Cigarra”)

Datas: 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 de Maio
Data Fim: 31/05/2012
Horário de atendimento: 14h às 17h


Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Agendamentos de Escolas: de Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h c/ Taynara e das 13h às 17h com Maria Madalena.
Horários de Visitação: 13h às 18h
Tel/fax: (65) 3028-6285 / 3028-6286
E-mail: museu@acaocultural.org
Endereço: Avenida Clovis Hugney - Complexo N. Sra da Conceição, n°: 239-B, Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.

Nenhum comentário: