domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães - Significado histórico


Mãe e seu filho, no Sudão, África

Na Grécia antiga os gregos tinham por hábito presentear a deusa Réia (mãe de todos os Deuses). Para tal, eram oferecidos presentes e oferendas para ela. Somente muito tempo depois, com o início do cristianismo, que a data passou a ter um valor cristão. Dessa forma, homenagens para Maria, mãe de Jesus, passaram a ganhar força em diferentes partes do mundo.


Pietá, escultura de Michelangelo

Difusão

Já no século XVII, seria criado o chamado “Domingo das mães”. A iniciativa partira dos ingleses, e estabelecia que naquela data, as mães deveriam ser homenageadas, recebendo flores durante as missas. Para aqueles que moravam longe, era ainda, uma chance de reencontrar sua mãe.

Já no século XX, por volta de 1904, surgiu nos Estados Unidos, a ideia de se prestar uma homenagem as mães daquele país. O conceito partiria da jovem Anna Jarvis, que entendia ser necessário homenagear mulheres como a sua mãe, combatente na chamada Guerra Civil Americana.


Escultura em homenagem à Mãe Preta, de Júlio Guerra

A ideia ganhou força, e em 1914, o chamado “dia das mães” era criado na terra do Tio Sam. De lá pra cá, muitas coisas mudaram, diversos países adotaram a data, incluindo o Brasil, onde a comemoração acontece no segundo domingo do mês de maio.

Nenhum comentário: