quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cultura mato-grossense será destaque em festival latino-americano


A cultura mato-grossense será um dos destaques nas festividades dos 50 anos da Universidade de Brasília (UnB). É que o projeto “Siriri Quilombolas do Quilombo Mata Cavalo” foi selecionado para participar do Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura – Flaac 2012, realizado pela UnB, que retoma as atividades do festival no ano de comemoração do seu jubileu. 

O grupo de siriri estará em Brasília entre os dias 22 e 26 de junho, onde se apresentará durante o Festival e os integrantes vão ministrar a oficina “Vivência do Cururu e Siriri”. “Estamos muito contentes e motivados para mais este desafio. Para nós, que somos de origem quilombola, é uma grande honra participar deste festival que comemora o jubileu de uma das universidades mais conceituadas deste país”, afirmou Terezinha Valeria da Silva, que é representante do grupo.

Segundo ela, o projeto do grupo foi selecionado na categoria Caminhos Afrolatinos. “O cururu e siriri é um misto de elementos culturais africanos, europeus (Espanha e Portugal) e indígenas que ecoam a religiosidade e a brincadeira. Com certeza, será uma oportunidade única de mostrar a nossa cultura e tradição, que é o cururu e siriri, além da viola de cocho, o nosso instrumento carro-chefe da manifestação cultural”. 

Realizador da Festa de São Benedito que acontece todos os anos no Quilombo de Mata Cavalo, o mestre de siriri Nezinho disse que os ensaios para a apresentação já iniciaram neste final de semana. Ele também destaca a importância dessa viagem. “Além de apresentarmos nossa cultura, o intercâmbio com outras manifestações será de grande valia, pois haverá troca de informações culturais”. 

FESTIVAL - Agora, em 2012, ao completar 50 anos a UnB retoma as atividades do FLAAC, como centro das celebrações de seu jubileu, em uma produção que envolverá toda a comunidade acadêmica e o público brasiliense em geral, em um debate cultural intenso. 

O Flaac 2012, dessa vez, contempla manifestações artísticas e culturais não só da América Latina como do continente africano e dialoga com as influências que esses dois continentes tiveram na formação cultural do Brasil.


Nenhum comentário: