quarta-feira, 28 de março de 2012

Ponto de Cultura, uma pepita cravada no centro de Nobres!

Em uma agradável tarde de sexta-feira, na qual se falou sobre cultura, arte e artistas conheci de perto o Ponto de Cultura, que abriga o Instituto Nobres Vozes.


Assessoria de Imprensa / Aline Wendpap

Foi uma tarde inesquecível em que me deliciei, não apenas com o café maravilhoso a mim servido, como também com as várias expressões de arte que se pode encontrar naquele lugarzinho aconchegante, que abriga o Instituto Nobres Vozes, conhecido também pela sigla “INNOVO”. Nome bastante apropriado, uma vez que, vejo como real inovação o que aquela galera do bem tem feito por esta cidade.

Eu sei bem o que é tentar aproximar a arte da comunidade e não é uma tarefa fácil, já que as pessoas, na maioria das vezes tem medo do desconhecido. Como é gratificante ver crianças, que muitas vezes não sabem nem ler direito, tocando instrumentos, cantando afinadas ou ainda pintando telas ao lado de artistas do renome de um Jonas Barros, como aconteceu ano passado no Instituto.

Artista que é artista não desiste nunca, não abandona a sua arte e persiste, mesmo quando todas as condições são desfavoráveis... Enxerga além... E vai a luta para transformar a dor em algo belo, que possa ser admirado pelos demais.

O que se pode dizer de um violeiro autodidata que toca de igual para igual com violeiros(as) do naipe de uma Bruna Viola (elogiada nacionalmente em critica publicada na revista Bravo!), o Anderson Baraviera está de parabéns, pois não ficou restrito a tocar sua viola, mas arregaçou as mangas, enviou um projeto para a Funarte e foi premiado! Que isto sirva de exemplo a outros tantos artistas que muitas vezes desejam apenas aparecer, mas não conseguem passar as técnicas e/ou os talentos adiante.

Eu acredito e vou sempre acreditar que se a arte não é a melhor maneira de salvarmos o mundo, pelo menos é a mais bela e divertida! O que seria do mundo se as pessoas não se expressassem? Não teria graça nenhuma! Bendita seja a pessoa que primeiro se expressou na história da humanidade, pois daí surgiu todasformas de arte, como a realizada pelas artesãs Márcia, dona Maria Vitorina (especialista em panelas de barro) e Juraci. Elas fazem o que gostam, compartilham seus produtos e ainda repassam seus conhecimentos através de oficinas de artesanato, que ocorrem no Ponto de Cultura. Sem essas pessoas nossa vida seria sem sal nem açúcar, nossas casas não teriam vida e o mundo viveria bem mais estressado.

É fantástico ver ainda que, por mais distante que se esteja dos grandes centros urbanos, a cultura sempre pulsa nas veias dos amantes da arte. Como é o caso de Sirlene e Jefferson Borralho, peças fundamentais no andamento do Instituto Nobres Vozes, ele com seu olhar jurídico faz a arte se tornar prática sem perder a majestade e ela com sua organização e disciplina musical. Pessoas como essas são importantes, pois direcionam as “mentes brilhantes” dos artistas organizando o movimento fluído da cultura e arte.

A Prefeitura de Nobres tem sido uma parceira neste conjunto, compondo juntamente com o INNOVO uma melodia harmônica, que certamente trará bons frutos aos nobrenses e visitantes, que poderão apreciar as mais variadas formas de arte e cultura desenvolvidas neste local que abriga não apenas inúmeras belezas naturais, como também diversas preciosidades artístico-culturais.

Nenhum comentário: