terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sudeco busca caminhos para apoiar setor cultural

Da Assessoria - SUDECO


O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, esteve reunido no auditório da APEX com representantes do setor cultural e dirigentes estaduais e federais ligados ao setor. O objetivo principal do encontro era explicar aos agentes culturais as linhas do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) que podem ser acessados para financiar atividades produtivas ligadas à cultura. A reunião teve ainda o objetivo de buscar soluções para entraves ao acesso do setor para as linhas de financiamento existentes no FCO.

O secretário de cultura do Distrito Federal Hamilton Pereira lembrou que existe o fórum de secretários de cultura da região Centro-Oeste, da qual fazem parte os secretários de cultura dos quatro estados da Região. Hamilton Pereira elogiou a iniciativa da Sudeco e falou sobre a importância do Estado como indutor dos processos econômicos e culturais, ele destacou que a cultura tem papel importante como parte da economia criativa. "A cultura vai cada vez mais se afirmar como uma parte significativa da economia da região Centro-Oeste", afirmou Pereira.

Durante o evento a secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, anunciou um grande plano, que está sendo desenvolvido por 10 ministérios, chamado Brasil Criativo, "trata-se de um plano para reunir os segmentos criativos e os desafios para o fomento desses segmentos criativos", disse Cláudia Leitão.

Entre os temas tratados durante o encontro, destaca-se a busca de alternativas para que os produtores culturais possam oferecer garantias para os financiamentos do FCO. Para buscar soluções foram formados grupos entre os presentes. Até o dia 28 de dezembro os grupos deverão apresentar alternativas para os problemas apresentados.

Também fizeram parte da mesa a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, o presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR), Gastão Leite, o secretário adjunto de cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro, o músico Rênio Quintas e o produtor e roteirista Marcus Ligocki.

Nenhum comentário: