terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Secretaria de Cultura e Turismo é realidade em Campo Novo do Parecis



Vereador Leandro Martins dos Santos (ex-secretário de Educação e Cultura), autor da indicação

Na última sessão ordinária do ano de 2011, realizada na noite de ontem (12/12), foi aprovada por sete votos a um, a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, numa sessão histórica para a área cultural de Campo Novo do Parecis. Agora o Projeto de Lei vai a sanção do prefeito municipal.

Tramitando na Câmara Municipal de Vereadores desde o mês de outubro, o Projeto de Lei Complementar nº 009/2011 transformou o município no quinto do Estado a contar com uma Secretaria Municipal de Cultura, agregada à pasta do Turismo.

Em sua estrutura, a Secretaria contará com os Departamentos de Cultura e de Turismo e as Divisões de Apoio Administrativo, de Ações Artístico-culturais, de Patrimônio Histórico e Cultural, da Banda de Música, de Fomento ao Etnoturismo e de Eventos Turísticos e Culturais.

Serão de imediato 26 servidores que desempenharão suas funções voltadas para a área cultural e de desenvolvimento do turismo, administrando espaços culturais criados ao longo da história do município, como o Centro Cultural, o Telecentro Comunitário, a Biblioteca Pública Municipal, o Museu Histórico do Parecis, a Casa do Artesão e a Concha Acústica da Praça Odenir Ortolan. Ainda o Departamento de Turismo, a ser construido no primeiro semestre de 2012.

Entenda o processo

O processo de consolidação da política cultural de Campo Novo do Parecis se iniciou com a sanção da Lei Municipal nº 1.398, em 23 de dezembro de 2010, que criou o Sistema Municipal de Cultura. A intenção de criar a Secretaria surgiu em discussões ao longo de 2011, com a indicação do Vereador Leandro Martins dos Santos, e durante o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. Entre as reivindicações das classes artísticas, nos fóruns setoriais, era unânime o pedido de criar a autarquia, o que se consolidou como meta na Conferência Municipal de Cultura, ocorrida em setembro.

Atualmente, a Cultura local conta com 18 profissionais, entre instrutores e administrativo, que atendem 2.400 arte educandos (10% da população), entre crianças, adolescentes, adultos e idosos no Centro Cultural e bairros, oferecendo oficinas de dança, teatro, música, percussão, fanfarra, capoeira, entre outras. Além disso, o setor conta com o Telecentro Comunitário, a Casa do Artesão, Museu Histórico do Parecis e Biblioteca Pública, todos legalmente criados e realiza dezenas de eventos anualmente.

Agradecimentos

O processo que culminou na criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi conduzido com muita competência pelo Conselho Municipal de Política Cultural, sem o qual não conseguiriamos realizar o almejado.

Agradecemos em especial ao prefeito municipal por entender as necessidades da Cultura e atender as demandas levantadas.

Ainda aos artistas, entidades culturais, aos arte-educandos e famílias envolvidas, aos profissionais da Cultura, aos nobres vereadores e assessores, os profissionais da Secretaria de Educação, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, ao secretário de Administração, à secretária de Finanças e toda a sua equipe, à imprensa local e regional, e todos que entenderam o processo e foram parceiros na consolidação das políticas públicas de cultura em nosso município.

Nenhum comentário: