sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Teatro Experimental de Alta Floresta é contemplado pelo Myrian Muniz


O Teatro Experimental de Alta Floresta foi contemplado nesta semana pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011. O objetivo da FUNARTE com com o edital do prêmio, de abrangência nacional é fomentar, em âmbito nacional, projetos que visem o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro, nas modalidades Circulação, Montagem de Espetáculos e/ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias.

O TEAF concorreu com o projeto de montagem do espetáculo teatral “Santa Joana dos Matadouros” de Bertolt Brecht. Brecht foi um dos mais importantes teatrólogos que deixou um legado extraordinário para o teatro mundial. Através de estudos e reflexões sobre a arte teatral e sua função social muito estudiosos o transformou numa espécie de divisor de águas na história do teatro. Santa Joana do Matadouros é um texto escrito na década de 1940, ainda na sua fase jovem, e aborda a crise econômica de década de 1920.

No processo de montagem o TEAF irá realizar um seminário através de dois (02) estudos dirigidos. O primeiro abordará a “Teoria do Teatro Épico” e o segundo se ocupará da obra de Bertolt Brecht, com ênfase no texto “Santa Joana dos Matadouros” e sua relação temática com a economia baseada na agropecuária da Amazônia mato-grossense, bem como os aspectos da recente história da região.

O espetáculo adotará uma estética popular e formato que permita apresentações em espaços alternativos e em teatro convencional (palco à italiana), possibilitando a circulação da peça em cidades e ou setores rurais que não disponham de um Teatro.

Para Gean Nunes, presidente do Teatro Experimental, o prêmio auxiliará na concretização da proposta. “Já havíamos definido que em 2012 montaríamos Santa Joana e já demos início a alguns estudos. Agora, com o prêmio conquistado nesta semana, é a certeza de que nosso objetivo será concretizado”, diz.

Os trabalhos terão início no mês de janeiro e a estreia está prevista para o mês de julho, mês de aniversário do grupo, com temporadas em Alta Floresta e Cuiabá/MT.

Esta é a terceira vez que o Teatro Experimental é contemplado pelo prêmio Myriam Muniz. O primeiro aconteceu em 2007 com o projeto “Batéia” que possibilitou a montagem do espetáculo de mesmo nome e circulou em 16 cidades Mato-grossenses, percorrendo um total de 2.800 km. Já em 2009, “Revelações” teve como foco a pesquisa sobre a estética no território Portal da Amazônia.

Fonte: Assessoria TEAF

Nenhum comentário: