terça-feira, 29 de novembro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde realiza “Semana contra AIDS”


A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as equipes das unidades de saúde, estarão promovendo várias ações a respeito do dia mundial de luta contra a AIDS que é comemorado no dia 1° de dezembro. O objetivo é de conscientizar toda a população sobre a importância do uso do preservativo.

Na semana municipal do HIV que será de 28 de novembro a 02 de dezembro, serão realizadas várias palestras e o teste rápido, liberado para todos voluntariamente, independente de pedido médico. O teste será realizado no laboratório municipal do posto centro no período vespertino e só será realizado perante apresentação dos documentos de identidade. Na oportunidade, será distribuído preservativo a toda população.

A DOENÇA

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A AIDS não tem cura, apenas prevenção: para evitá-la é preciso usar camisinha.
Previna-se e preserve quem você ama!
Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário: