quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Realização da Flimt valoriza a cultura indígena e os 100 anos da Biblioteca Estevão de Mendonça


A Feira do Livro Indígena (Flimt), em sua segunda edição, tem como objetivo interar a sociedade com a cultura indígena através da literatura. Com a presença de autoridades, escritores e artistas indígenas e não indígenas, a Flimt é aberta ao público. A solenidade de abertura da Feira está marcada para acontecer no próximo dia 23, a partir das 19h30. O local escolhido para a realização da feira é o Pavilhão das Artes – Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

O secretário Estadual de Cultura de Mato Grosso, João Malheiros, comentou a importância da realização desta Feira ao dizer que o que a pretensão é "mostrar para a sociedade a cultura indígena de uma forma pura e genuína, não estereotipada e deixar que as pessoas vejam e sintam a importância desta feira, que vai ser muito produtiva, excelente para mostrar a cultura indígena como ela é. No dia 26, nós vamos ter o cacique Raoni, personagem internacional, que acredito ser uma das maiores autoridades indígenas do país. O local escolhido para a realização, o Pavilhão das Artes - Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, é um ponto histórico que tem toda a infraestrutura necessária para a realização deste evento dentro da capital mato-grossense e tem o suporte para abrigar etnias de diversos Estados da Federação. Vem muita gente de fora. Teremos personalidades indígenas e não indígenas e vamos valorizar os 100 anos da Biblioteca Pública, que começa a ser visitada. Um espaço excelente".


O Pavilhão das Artes – Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, ponto histórico de Cuiabá, é conhecido por ser um Centro de Difusão Cultural, onde além do seu acervo de aproximadamente 35 mil livros distribuídos em didáticos, de literatura regional e outros, possui duas amplas salas de leitura, um telecentro com programa de inclusão digital, uma videoteca, auditório com 44 lugares, uma sala de obras raras, sala de braile e sala infanto-juvenil. Inaugurada em 26 de março de 1912, no Governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques, tem o nome do importante escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.

A Flimt é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso com patrocínio da Petrobrás e Governo Federal.

Por Assessoria Flimt

Mais informações pelo blog www.flimt.blogspot.com

Nenhum comentário: