quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encerramento da segunda etapa do Projeto Fuzuê acontece sexta-feira

O Espaço Cultural Silva Freire receberá uma “chuva” de contação de história.

Foram dois meses de muita dedicação e empenho por parte dos alunos da oficina “O Teatro na Escola Através da Contação de História”, ofertadas para profissionais das creches municipais da região sul de Cuiabá. A oficina foi realizada aos sábados pelo Projeto Fuzuê no CECC (Centro Esportivo e Cultural CUFA), bairro São João Del Rei.


Ensaio da Narrativa - O casamento da Dona Baratinha

E para coroar estes meses de dedicação a oficina será finalizada nesta sexta-feira (18/11) no Espaço Cultural Silva Freire, Jardim Vista Alegre na região do Coxipó, a partir das 8h da manhã.

Como acontecerá

Os alunos da oficina “O Teatro na Escola Através da Contação de História”, do Projeto Fuzuê, foram divididos em 5 grupos,cada qual irá apresentar uma narrativa oral diferente.

Serão apresentações itinerantes, ou seja, o público transitará de sala em sala, onde estará cada grupo, para assistir a contação das histórias. Esta é uma tática para que todos possam assistir as cinco “historinhas” que foram preparadas desde a reconstrução da narrativa até o figurino, tudo isso feito pelos próprios alunos da oficina, que além de aprender técnicas de contação de história, aprenderam também a confeccionar fantoches e o próprio cenário que irão utilizar nas suas apresentações.

Narrativas orais que serão apresentadas

A Formiguinha e a Neve
O Lobobão e os Três Cabritinhos
O Lobo e os Sete Cabritinhos
A Arca de Noé
O Casamento da Dona Baratinha

Impressões

“Na oficina do Projeto Fuzuê pude perceber, ainda mais, que a contação de história não é algo inocente ou serve apenas para passar o tempo. Estou na expectativa de como será nossa apresentação na próxima sexta, quero que chegue logo”, disse Marcilene Rodrigues, acadêmica de Pedagogia.

Segundo Mazé Oliveira nesta segunda etapa do Projeto Fuzuê reforçou o poder e potencial da contação de histórias nos estabelecimentos de ensino. Outro dado positivo foi o crescimento pessoal e profissional dos participantes.

“A maioria dos participantes da oficina chegaram aqui tímidos, hoje estão diferentes, mais confiantes, ativos e interagem muito bem com o público”, disse Mazé.

Projeto Fuzuê

O Projeto Fuzuê foi apreciado e aprovado pelo Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Micropojetos voltado para municípios integrantes da Amazônia Legal e é executado em conjunto pela Secretaria de Articulação Institucional (Sai/MinC) e a Fundação Nacional das Artes (Funarte/MinC), com parceria do Banco da Amazônia (Basa) e Governo Estadual de Mato Grosso, que beneficiará jovens entre 17 e 29 anos,conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/fuzuecufa2/
Mais informações : 9236 9763

Por Ederson Déka

Serviço
O quê: Encerramento do Projeto Fuzuê fase 2
Onde: Espaço Cultural Silva Freira – saída da Av.Fernando Corrêa para o Parque Cuiabá/ Santo Antonio de Leverger, logo à direita.
Quando: dia 18 de novembro (sexta-feira) com início às 8h da manhã.

Nenhum comentário: