sábado, 5 de novembro de 2011

05 de novembro - Dia Nacional da Cultura Brasileira

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.


A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República.

Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia.

A Cultura em Campo Novo do Parecis

Em comemoração à Cultura Brasileira, nosso município elegeu novembro como o mês dos Festivais.


No dia 1º de novembro aconteceu a Noite Teatral do Brincar, com a apresentação do espetáculo "Parangolé" de autoria da Cia Encamtar e direção de Fran Almeida. Em palco, o Grupo de Teatro Revelação.


Desde o dia 03 de novembro está acontecendo o VIII Festival Parecis de Danças, que segue até o dia 06, no Plenário do Fórum. Serão mais de 60 coreografias concorrendo ao troféu "Águas de Dança" nas categorias infantil, juvenil e adulto em seis modalidades diferentes. A promoção é do Governo Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do Departamento de Cultura.

De 07 a 10 de novembro, também o Plenário do Fórum, acontece o X Festival Municipal de Teatro (Femute)que neste ano tem como tema "Só o que está morto não muda". Serão 13 espetáculos concorrendo ao troféu "Paresí de Teatro" em duas modalidades e 14 categorias cada. A promoção é do Teatro Ogan através do Ponto e Cultura Ninho do Sol, em parceria com o Governo Municipal.

De 11 a 13, Campo Novo do Parecis participa do 1º Festival de Danças de Juína, sendo representado por alguns grupos selecionados pela direção do Departamento de Cultura e coordenação do Ponto de Cultura Ninho do Sol.

No dia 14 de novembro, à noite, acontece o Show de Inauguração da Praça Municipal Odenir Ortolan. Será promovida uma Feira Artesanal, apresentação da Banda Municipal de Percussão, apresentação de capoeira com o Centro Cultural Aruandê Capoeira e shows com Rei e Fabiano e a Banda Mistura Brasileira.

Nos dia 18, 19 e 20 acontece o XI Festival da Canção de Campo Novo do Parecis (Festicampo),na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).  O festival reúne o que de melhor está sendo produzido na área da música em nosso município e premia os melhores nas modalidades MPB, Sertanejo e Gospel, em 03 categorias diferentes.

Parabéns a todos os fazedores de cultura!

Nenhum comentário: