terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ninho do Sol participa de II Conferência da Criança

Realizada na última quarta e quinta-feira, na Câmara de Vereadores, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com apresentações do Ponto de Cultura Ninho do Sol.

Acompanhe abaixo a matéria veiculada no parecis.net sobre o evento:


Cia de Arte Flor de Menina na abertura da II Conferência da Criança

Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social em Parceria com CMDCA realizam II Conferência.

Na noite de quarta-feira, dia 19 de outubro, houve a abertura da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento que uniu diversos atores sociais, no Plenário da Câmara Municipal, para participarem do processo de construção de ações voltadas para garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O tema abrangido foi: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.

Buscou-se incentivar o debate e a formulação de propostas para a política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no âmbito municipal, de modo a enriquecer as discussões nos níveis estadual e nacional. Ou seja, foram escolhidas as diretrizes e os delegados e delegadas que representarão Campo Novo do Parecis na Conferência Estadual.

Durante a Conferência será construído um plano de políticas públicas que orientará as medidas tomadas pelo município para a área nos próximos dez anos. Nesse sentido, foram discutidos os eixos temáticos: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Representantes da comunidade, organizações governamentais e não-governamentais, adolescentes e Conselheiros Tutelares acompanharam a palestra de Natalício Menezes, Excelência em Assessoria e Consultoria de Políticas para a Infância e Adolescência de Mato Grosso e apresentação culturais de alunos do Ponto de Cultura Ninho do Sol e Departamento de Cultura do município.

Conferências Municipais - De acordo com determinações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, todos os municípios do país devem realizar suas conferências municipais. Os encontros poderão ser individuais ou reunir vários municípios, desde que estejam na mesma região. Cada cidade deverá aprovar duas diretrizes prioritárias por eixo que serão remetidos para a Conferência Estadual e, posteriormente, Conferência Federal.

Por Carla Londero – Diretora de Comunicação do Governo Municipal

Nenhum comentário: