sábado, 24 de setembro de 2011

I Conferência abre discussão sobre a "Cultura na Terra do Parecis"

Aconteceu na noite de ontem (23.09), a abertura da I Conferência Municipal de Cultura de Campo Novo do Parecis, evento promovido e realizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural com o apoio do Departamento de Cultura e supervisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


O tema "Cultura na Terra do Parecis" dirigiu todos os debates acerca da política cultural de nosso município, presente no discurso do prefeito municipal, Mauro Valter Berft que, juntamente com o professor Elton Fábio Suarez, representando a Secretaria de Educação e Cultura, Sílvia Regina Schneiders, diretora de Cultura, Weber Luiz Benedito, presidente do Conselho de Política Cultural e Maria Antúlia Leventi, coordenadora de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura, compuseram o dispositivo de honra.

Cerca de 80 pessoas participaram e prestigiaram a apresentação cultural dos arte-educandos Lucas e Marcelo, das oficinas de música do Centro Cultural. Também prestigiaram a primeira palestra da noite, "Mecanismo de Incentivo Cultural do Estado de Mato Grosso", ministrada por Maria Antúlia Leventi, que discorreu sobre a estrutura e as ações da Secretaria de Estado de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura de nosso Estado.

A segunda palestra, "Cultura na Terra do Parecis", fez um apanhado das questões culturais desde 1988, ano de emancipação de Campo Novo do Parecis, ressaltando os principais pontos de estruturação da cultura do município: a criação dos espaços culturais, estruturação do Departamento de Cultura, do Conselho de Política Cultural e outros, culminando com a Lei Municipal nº 1.398, de 23 de dezembro de 2010, que criou o Sistema Municipal de Cultura, marco da política cultural municipal.

Sobre a I Conferência

Campo Novo do Parecis iniciou no dia 08 de junho o desafio de construir seu Plano Municipal de Cultura para o próximo decênio (2011-2021), conforme estabelecido na Lei nº 1.398/2010, que criou o Sistema Municipal de Cultura. Convocada pelo Decreto Executivo nº049, de 01 de junho de 2011, a I Coferência tem como tema "Cultura na Terra dos Parecis".

As discussões da I Conferência irão subsidiar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural na elaboração de Deliberação com a proposta de texto do Plano Municipal de Cultura - 2011/2021, que por sua vez será encaminhado ao Executivo e este à Câmara Municipal.

Agradecimentos

Governo de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Cultura
Câmara Municipal de Vereadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Departamento de Cultura - Centro Cultural
Departamento de Comunicação
Departamento de Turismo
Ponto de Cultura Ninho do Sol - Teatro Ogan
Drogaria Parecis
CNTV
Rádio Liberdade FM
Rádio Cidade FM
Rádio Nova FM
Jornal Notícias do Chapadão
Jornal Gazeta do Parecis
camponovodoparecis.mt.gov.br
parecis.net
redetvcnp.com.br
portalagricolamt.com.br
baleflordemenina.blogspot.com

Nenhum comentário: