sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Flor de Menina com a saúde em dia


Além de artistas, bailarinas também são atletas, o que exige um bom preparo físico, alimentação adequada e controle corporal. Nesse sentido a Cia passará por atendimento médico tanto na área da fisioterapia quanto na área da nutrição, em parceria com o Centro de Reabilitação de Campo Novo do Parecis.

Muitas bailarinas iniciam a sua dança bem jovens. Quando começam a crescer e virar mulheres, muitas vezes a preocupação com o peso é uma das questões a ser discutida. É muito importante manter seu corpo saudável, portanto a nutricionista Francieli Grave Marini atenderá todas as bailarinas da Cia para que se faça uma reeducação alimentar. "As bailarinas precisam de alimentos para o desempenho máximo, e não a máxima magreza! Nós temos que pensar em nutrição, em reeducação alimentar em vez de fazer dieta para emagrecimento" comentou a nutricionista.

Nesse sentido a fisioterapia também se faz necessária no dia a dia das bailarinas para avaliar, detectar alterações posturais importantes, assessorar os oficineiros na melhor abordagem biomecânica para cada oficina, bem como reabilitar as aprendizes quando necessário. Cada aprendiz apresenta um biotipo, o que significa necessidades diferenciadas para a prática da dança.

Agora, na Cia de Arte Flor de Menina, as bailarinas realizarão uma avaliação postural, e a fisioterapeuta Iandra Carla Martins acompanhará de perto seu processo de aprendizagem e desenvolverá estratégias para melhorar o aproveitamento e performance das aprendizes. Na ocorrência de alguma lesão, a fisioterapeuta possibilitará a reabilitação e acompanhará o retorno às oficinas, direcionando os exercícios, freqüências e intensidades adequadas.

Nenhum comentário: