quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Amure" participa do 14º Festival Estadual de Teatro São Gonçalo

O Teatro Ogan se prepara para apresentar o espetáculo "Amure" no 14º Fetesg - Festival Estadual de Teatro São Gonçalo, em Cuiabá. O espetáculo, de autoria e direção de Van César e produção de Sílvia Schneiders, será apresentado na noite de sexta-feira, 16 de setembro, às 20h, no Auditório Dom Malan. "Amure" foi um dos projetos selecionados pelo Edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal, junto ao Governo Federal - Ministério da Cultura, e recebeu apoio para sua montagem.

 "Amure" representou Campo Novo do Parecis neste ano de 2011 no 13º Fringe, evento que faz parte do 20º Festival de Curitiba, considerado o maior festival de teatro da América Latina e o segundo maior do mundo.

Juntamente com o Teatro Ogan, o Grupo de Teatro Revelação levará o espetáculo "Parangolé", de autoria da Cia Emcantar e direção de Fran Almeida. Este se apresenta no sábado de manhã, dia 17 de setembro, às 10h, no mesmo local.


"Você é Amure, uma nova visão de Wazare, nosso herói ancestral..."

Sobre "Amure"

O espetáculo narra a trajetória de Kamayose, um jovem indígena da etnia Paresí-Haliti, que, após ser chamado pelo mundo espiritual, adentra nos mistérios de sua própria cultura rumo ao seu passado imemorial, na região de Ponte de Pedra.

Com o apoio de sua mãe (a velha cacique) e guiado por personagens como o Pai-do-Mato, Katimalalo - a serpente espírito, Katiyatiyaonero - o espírito das águas, e Soetete - o pássaro espírito, Kamayose faz uma viagem mágica dentro de sua própria cultura e na memória coletiva de seu povo.

O espetáculo é uma aula de história sobre a ocupação humana no Chapadão do Parecis, mostrando as relações que o povo Haliti travou com os colonizadores, as missões jesuíticas, a marcha de Marechal Rondon e os bandeirantes, o que ocasionou um rápido processo de aculturação, de perda de cultura, por parte dos indígenas.

Um espetáculo para apreciar e questionar!

Sobre o Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal

Ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura através da Secretaria de Articulação Institucional e Funarte, com o apoio dos governos estaduais da região amazônica, o edital Microprojetos para Amazônia Legal visa fortalecer e apoiar a diversidade cultural da região. As propostas contempladas têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos que residem na área.

Fotografias de Sílvia Schneiders

Nenhum comentário: