domingo, 10 de julho de 2011

IV Teia Centro Oeste e IV Fórum Regional dos Pontos de Cultura acontecerão em Cuiabá


Cuiabá se prepara para sediar a IV Teia e o IV Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro Oeste, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de julho, no Centro Histórico da capital mato-grossense. A Teia, promovida pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, tem o objetivo de promover o encontro e a capacitação dos gestores culturais da região do Centro Oeste.

Os pontos de cultura são grupos, coletivos e associações culturais que desenvolvem ações no intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular atividades voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações populares dentro dos territórios de origem. Reconhecidos pelo Ministério da Cultura como agentes da promoção da diversidade cultural brasileira, os pontos de cultura foram criados em 2004 através do programa Cultura Viva e recebem uma subvenção do governo federal que permite a manutenção das suas atividades por um período determinado.

Atualmente no Brasil existe cerca de 3500 pontos de cultura, dos quais aproximadamente 180 estão localizados na região Centro Oeste do país. De acordo com o secretário de Estado de Cultural, João Antônio Cuiabano Malheiros, a programação pretende contemplar a diversidade da cultura na região do Centro Oeste e para isso conta com atividades de capacitação, de intercâmbio, de avaliação de processos e uma mostra artística. Diversidade cultural, articulação, juventude, meio ambiente, novas tecnologias e outras temáticas também estarão presentes nas rodas de conversa e nos grupos de trabalho (GTs).

Para a Mostra Cultural são previstas apresentações musicais, de dança, teatro, mostra de vídeos, além de uma feira de produtos produzidos pelos Pontos de Cultura. Dentre as atrações estão apresentação das danças típicas como Siriri e Cururu (MT), dança dos Mascarados de Poconé (MT), show com o grupo de maracatu Tomoá (DF), espetáculo cênico “Entre Letras” (GO), espetáculo “Arara azul” (MS), entre outras atrações.

A Teia Centro-Oeste é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), com a organização da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e tem como anfitriã a Secretaria de Estado de Cultura e os Pontos de Mato Grosso com apoio das Redes do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul. Além da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

Fonte:www.olhardireto.com.br

Nenhum comentário: