sexta-feira, 8 de julho de 2011

Colonização: Primeiros Tempos

O Museu Histórico do Parecis está apresentando, desde o dia 28 de junho, a Exposição Histórica “Colonização: Primeiros Tempos”, aberta ao público até o dia 14 de julho.


Casa da Memória, local que abriga o Museu Histórico do Parecis

O intuito da exposição é fazer um retrospecto do município de Campo Novo do Parecis desde seus primórdios, quando começou ser a desbravado, ainda povoado de Diamantino, até sua emancipação político-administrativa.

O Museu está aberto à visitação nas segundas e quartas-feiras, nos períodos matutinos e vespertinos e nas terças e quintas-feiras nos períodos matutinos e noturnos. Escolas interessadas em agendar visitas podem fazê-la através do telefone (65) 9957-0172, falando com Clarice.

O Museu Histórico do Parecis está localizado na rua São Paulo, n° 372 - NE, Centro, ao lado do INDEA.

Sobre a Exposição Histórica:

O Museu Histórico do Parecis apresenta exposição retratando os primórdios da colonização de Campo Novo do Parecis.

Do encontro entre desbravadores e índios se originou o povoado de Diamantino, e nesta região o desbravador Marechal Cândido Rondon passou no início do século XX, abrindo o cerrado com as linhas telegráficas.

A região ficou esquecida até o ano de 1974 quando apareceram os primeiros colonizadores sulistas. Cada pioneiro convidou outros familiares para morar aqui cedendo parte de suas terras. Em 1975 havia 08 famílias de agricultores e a região era conhecida como Sucuruína II.

O povoado se formou no início da década de 1980. Os títulos definitivos de terras só foram entregues em 1983. A partir de então, devido ao aumento da população, começa-se o loteamento do povoado. Em 1987, com o aumento populacional e econômico do povoado e a distância da sede do município de Diamantino, foi criada a subprefeitura.

Os objetos que compõem a Exposição Histórica “Colonização: Primeiros Tempos” retratam esse processo e as muitas dificuldades encontradas: as distâncias (as estradas eram poucas e ruins), a adaptação das famílias ao lugar, a comunicação, o lazer, a educação, a saúde e a falta de recursos financeiros, motivos que levaram alguns a desistir.

Todos que permaneceram iniciaram, em 1987, o movimento pela emancipação que culminou na criação do município de Campo Novo do Parecis, através da Lei N° 5.315, de 04/07/1988.

Angelita Nirvane Hoppen Ratz Mafalda
Maria das Graças de Souza Fay
Sandra Josefina Paim Teixeira

Nenhum comentário: