quinta-feira, 23 de junho de 2011

"A Escritura Corporal do Ator Contemporâneo"

Para aqueles que desejarem aprofundar os seus conhecimentos teatrais, investigar, pesquizar novas tendencias, generos, incorporar novas técncias no seu fazer teatral cotidiano, recomendo a aquisição da obra: A ESCRITURA CORPORAL DO ATOR CONTEMPORANEO, de autoria de Andréia Stelzer, publicada pela editora Confraria do Vento.


Teatro Amok

"Trata-se de uma nova dramaturgia em cena, moldada pelo corpo. Na era do pós-drama, a busca do ator por uma maior teatralidade através da sua corporalidade e de sua relação com os outros elementos da cena, como a luz, a voz, a musicalidade, os objetos, inspiranda no teatro Nô, Kabuki e Kathakali.

Este livro é uma investigação dessa busca, feita pela pesquizadora Andreia Stelzer, após acompanhar o processo de criação da Companhia Amok Teatro (RJ) , a partir do teinamento com a Mímica Corporal dramática, técnica criada pelo ator Etienne Decrox. Uma busca genuinamente comtemporanea com a convicção de que a ação e o pensamento podem ser a expressão de um corpo capaz de criar seu próprio discurso, independente da palavra".

A Companhia Amok de Teatro, da cidade do Rio de Janeiro, esteve recentemente em Cuiabá participando do Projeto Palco Giratório do SESC, com dois espetáculos: O Dragaõ e Cabul e, também, ministrou uma oficina de teatro, quando repassou aos poucos participantes que compareceram, (apenas 16 pessoas entre diretores, atores e bailarinos) conhecimentos e técnicas do método que a companhia vem desenvolvendo desde ao ano de 1998.

Quem estiver interessado em conhecer melhor o trabalho, o método, o conteudo, e outras atividades artisticas/culturais/pedagógicas desenvolvidas pela companhia é só acessar o site: http://www.amokteatro.com.br/

Viva, Teatro!

Por Luiz Carlos Ribeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi gente, a foto publicada não tem nada a ver com a oficina de mascara ministrada por stephane brodt; essa foto não é do Amok Teatro

Teatro Ogan disse...

Obrigado... fotografia modificada, agora do Teatro Amok.