sábado, 7 de maio de 2011

Um Fuzuê que já dá frutos

“Quem conta aumenta um ponto”, já dizia um dos maiores escritores em língua Portuguesa, Machado de Assis. Tal citação se materializa cada vez mais na oficina “O teatro na Escola Através da Contação de Histórias”, oferecida para profissionais da educação e pessoas da comunidade, pelo Projeto Fuzuê, que acontece aos sábados no Centro Esportivo e Cultural - Cufa, no bairro São João Del Rei.

“Preparei minha história na hora da oficina, usei as colagens que fiz em cartolina e construí o enredo da narrativa oral: João Sonhador”. Considero ela minha primeira obra de arte neste ramo literário”, disse Amanda Laura, pedagoga. Ela trabalha na escola onde o projeto é aplicado, no bairro Osmar Cabral.

O Projeto Fuzuê foi idealizado pela produtora e atriz Mazé Oliveira e realizado em parceria com Cufa-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso). Foi vencedor do prêmio “Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010”, uma realização da Funarte, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.


Trecho da História

“João Sonhador era um peão de rodeio. Ele tinha o sonho de casar com Cinthia uma mulher contorcionista, que tinha dois empregos: um no circo e outro em um escritório.

Cinthia tinha mania de fazer contorcionismo em qualquer lugar, e quando ficava estressada subia na mesa do escritório, onde trabalhava e ficava ali bem à vontade. Mais parecendo à ponte do rio Cuiabá, parecia que seu corpo era de borracha, outra distração da moça era ficar subindo nas paredes, os mais entendidos chamam isso de escalada.

O João via toda esta empolgação da Cinthia como um problema. Imagine você uma garota radical com um peão de rodeio, para ele algo quase impossível.

Então ele pensou, pensou e disse: “Acho que vou procurar o Guru. Quem sabe ele tem uma solução para este problemãããããããão que estou vivendo”. (Adaptação de Enderson Fernandes)

Da redação do Jornal Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: