segunda-feira, 16 de maio de 2011

Museu Histórico do Parecis reabre com a Exposição etnográfica "Cultura e Tradição Paresí-Haliti"

Inaugurado em dezembro de 2009, o Museu Histórico do Parecis passou por um processo de reorganização de estrutura e documentação, e reabrirá suas portas amanhã, dia 17 de maio, às 19h.

Criado pela Lei nº 1.354/2010, de 09 de abril de 2010, o Museu é um espaço cultural ligado ao Departamento de Cultura que está sendo novamente entregue à comunidade para que a mesma possa se reconhecer neste mesmo espaço e desenvolver sua cidadania.


Indígenas da Terra Utiariti com sua vestimentas e pintura corporal típicas

“Cultura e Tradição Paresí-Haliti”

A exposição etnográfica “Cultura e Tradição Paresí-Haliti” celebra a produção artesanal indígena, cuja utilização remete às atividades relacionadas ao cotidiano nas aldeias da Terra Indígena Utiariti: caça, pesca, vestuário e rituais.

Nesta exposição destaca-se a beleza e a função das peças do cotidiano indígena ligadas à sua cultura e tradição. Os artefatos arqueológicos provenientes de sítios e abrigos demonstram a ocupação indígena nesta região. As produções artesanais representadas pela arte plumária, pela tecelagem, pela cestaria, pelas armas de caça e pesca e pelos objetos de madeira, carregam em si o seu sentido e significado.

Abali (peneiras) trançadas por Dilso Zokezomae, da Aldeia Bacaval

Os objetos que se apresentam podem causar estranheza aos nossos olhos, mas certamente nos incitam a refletir sobre o seu conteúdo simbólico de representação inseridos nos modos de vida da cultura indígena Paresí-Haliti.

Vanderlei César Guollo
Curador da Mostra

Um comentário:

Alexandre Rolim disse...

Parabéns Vanderlei pela sua capacidade e talento. Parabéns mais ainda por ser um ideologista que faz muito pela cultura camponovense, sem procurar reconhecimento ou usá-la de forma política, como muitos fazem em seus 'quadrados'.
Abraços e lembrem-se que "...heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências..." Shakespeare.