quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inca oferece cinema de graça na região sul de Cuiabá

Ponto de Cultura Inca na Ucam promove cursos e cinema todos os sábados gratuitamente

Falta de dinheiro para ver um bom filme não é mais desculpa. Pelo menos não para quem mora num dos 78 bairros da região Sul de Cuiabá. É que todos os sábados tem cinema de graça no Ponto de Cultura do Instituto Cultural América (Inca), localizado na sede da União Coxiponense de Associações de Moradores (Ucam), às 17h30.

A coordenadora do Ponto de Cultura Inca, Cybelle Bussiki, informa que os filmes são exibidos todos os sábados após os cursos de Audiovisual e Formação de Agentes, que são ministrados pelo Ponto naquele espaço com o apoio do presidente da entidade, José Maurício, que abraçou a idéia para ajudar no crescimento da indústria cultural da região. Os cursos também acontecem aos sábados das 15h às 17h e ainda há vagas disponíveis para quem quiser participar. Quanto aos filmes, ela destaca que a sessão é aberta a toda a comunidade gratuitamente.

Segundo ela, toda a seleção dos filmes tem a ver com a temática do curso de audiovisual. Na última semana foi exibido “Como fazer um filme de amor”, fruto do cinema brasileiro. Dessa vez, também com a nacionalidade brazuca é a vez de ser apresentado “Saneamento Básico", uma comédia do diretor Jorge Furtado, que trata da burocracia que cerca o serviço público.

Qualquer semelhança com problemas na área de saneamento de Cuiabá é mera coincidência já que serviços básicos como este sempre são cercados de problemas quando o assunto é resolvê-los. O projeto acontece com recursos do Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cultura e Cidadania e do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e tem o Apoio da Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

Em "Saneamento Básico” a comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à subprefeitura. Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação. Mas, para desespero da comunidade, afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano.

No entanto, a prefeitura tem quase R$ 10 mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida. A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apoia a ideia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção. Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse, cada vez mais, complexa e interessante. No elenco: Wagner Moura, Camila Pitanga, Fernanda Torres e Lázaro Ramos. Vale conferir os talentos e o filme que demonstra.

Ponto de Cultura Inca - Acesse o blog www.culturadigital.br/inca.
Dúvidas e mais informações sobre como participar dos cursos podem ser obtidas pelos emails pontodeculturainca@gmail.com e inca_01@terra.com.br ou pelo telefone: (65) 3624-4372 (Inca) e 3661-0563 (Ucam).

Nenhum comentário: