segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cidadão Camponovense - Cacique Narciso Kazoizae

Segunda de uma série de postagens onde se enfatizam os aspectos históricos e sociais de pessoas que, pelo seu relevante serviço prestado ao município de Campo Novo do Parecis, receberam o Título de Cidadão Camponovense.

Cacique Narciso da Aldeia Quatro Cachoeiras, na entrega do título

Em 1940, em uma tapera localizada à beira do Rio Sacre, formou-se um acampamento de índios Paresi (Haliti), onde se encontravam juntos o senhor João “Garimpeiro” e seu irmão Narciso Kazoizae.

No início da década de 70, a partir de um acampamento de índios Paresí que iniciaram o corte de seringais nativos nas matas de galerias que acompanham o curso do Rio Sacre, no auge da produção da borracha, o sr. Narciso Kazoizae chegou acompanhado apenas pela mulher e duas filhas menores, sendo o primeiro morador permanente do local, Aldeia Seringal.

Com o declínio do preço da borracha muitas famílias foram embora em busca de outros lugares para sobreviverem, mas mesmo assim o sr. Narciso Kazoizae permaneceu na região e começou a cultivar roças no sistema tradicional, sobrevivendo exclusivamente das atividades da coleta de frutas silvestres, roça tradicional, artesanato.

Cacique Narciso sendo conduzido na solenidade do título

Com o passar dos anos o sr. Narciso Kazoizae foi cansando da vida próxima dosimuti (branco), e resolveu voltar ao seu lugar de origem, onde hoje formou-se a comunidade das Quatro Cachoeiras, pois este sempre conservou a sua cultura, o seu idioma (língua Aruak).

Este é um singelo resumo de uma história de vida grandiosa, a história do Índio Narciso, Cacique Narciso, uma referência e um exemplo de vida. O Cacique Narciso é um símbolo de resistência, no sentido de sobrevivência e de persistência cultural, que para conservar e perpetuar a sua cultura, não deixando que seu modo de vida e seus costumes se perdessem na convivência com os imuti (branco).

A Câmara Municipal ao conceder o Título de Cidadão Honorário Camponovense ao Cacique Narciso, apenas formaliza uma situação de fato, já que é notório e indiscutível o valor e a obra de um dos primeiros moradores dessa região, arraigado nessa terra. Jamais se contará a história de Campo Novo do Parecis sem se mencionar a história do Cacique Narciso.

Nenhum comentário: