segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Ventos Antigos" nos Jogos Estudantis Municipais 2011



Sobre a Banda Shaman

O Shaman é tão bom, ou até melhor algumas vezes, que o Angra, segundo Edson Rocha. O que era uma característica própria do Angra, de unir ao seu som elementos vindos da musicalidade folclórica brasileira, o Shaman fez no álbum "Ritual" em quase todas as músicas. O Shaman não utilizou somente elementos da música brasileira, mas também da música sulamericana e até árabe, isso sem dizer da música clássica.

O vocal André Matos, o guitarrista Hugo Mariutti e o baterista Ricardo Confessori, juntamente com o convidado Tobias Sammet produzem uma música que deveria ser ouvida por muitas bandas do estilo, para que aprendam com se faz.

Sobre "Ancient Winds"

Bárbara Lima tece o seguinte comentário sobre a música “Ancient Winds”: ela "já chega dando a impressão de que o Shaman não quer deixar o melhor por último e é de tamanha magia e grandiosidade que acho que não dá pra expressar ao certo tudo que essa música é de bom. Começando pelo ar místico, e seguindo progressivamente, logo fundindo-se ao erudito por entre violinos, flautas, harpas e escutando em alguns momentos uma leve guitarra".

A música "Ancient Winds" será utilizada no tema de abertura dos Jogos Estudantis Municipais 2011, evento que reunirá alunos de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de Campo Novo do Parecis.


Jogos Estudantis Municipais 2011

A abertura será realizada no próximo dia 29 de abril, às 18h30, no Estádio Ari Tomazelly. A equipe do Departamento de Cultura, apoiada pela equipe do Ponto de Cultura Ninho do Sol, será a responsável pelo cerimonial, que contará com a presença de autoridades, professores, pais e sociedade em geral.

O tema desenvolvido, "A história da bola", conduzirá o público aos primórdios das mais diversas civilizações e seu contato com os diferentes tipos de bolas e os esportes praticados com a mesma. Trazendo a temática ao município, apresentará a bola de mangaba e o jikunahati (o cabeça-bol), esporte tradicional praticado pelos Paresí-Haliti.


Apropriando-se ainda do tema da ONU para 2011, considerado o Ano Mundial dos Afrodescendentes, e considerando-se o Brasil como um país multiétnico, a apresentação cultural utilizará a dança do fogo, a capoeira, o maculelê, a dança de rua e as danças afro para deixar sua mensagem.

Enfim, dança, música, performance, projeção de imagens e civismo serão abordados em mais um evento de abertura de jogos, incentivando alunos-atletas ao melhor que pode ser desenvolvido pelo ser humano: sua vocação natural para o bom e o belo!

Nenhum comentário: