quarta-feira, 27 de abril de 2011

Artistas vão às ruas pela Cultura Viva

No final de semana de 16 e 17 de abril aconteceu o Manifesto pela Mobilização da Lei Cultura Viva de Iniciativa Popular.


Artistas cururueiros e dançarinos de siriri de diversos grupos do Estado de Mato Grosso estiveram reunidos em Barra do Bugres, em meio às festividades do Festival Internacional de Pesca, para mostrar parte do trabalho desenvolvido pelos Pontos de Cultura.

Grupos de siriri e cururu de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Tangara da Serra e o grupo anfitrião de Barra do Bugres realizaram diversas apresentações das danças típicas matogrossenses, encerando com uma belíssima roda onde os grupos se uniram e colocaram-se a dançar, em meio à praça central, atraindo os olhares do público que ali estavam.

O objetivo é fazer com que todos se conscientizem do Programa Cultura Viva, que vem espalhando a diversidade cultural por todos os cantos do Brasil, e fazer com que esse projeto vire Lei e se perpetue, para que não se corra o risco de perder este programa de grande incentivo para a cultura.

Joeli Siqueira, coordenadora do Ponto de Cultura Arte que Transforma, de Tangará da Serra, pode falar sobre "a importância de se manter o Programa Cultura Viva", e ainda explicar a importância de fazer "com que vire Lei este programa que já tem inúmeros pontos espalhados por todo Brasil, ao qual tem dado certo o objetivo proposto de potencializar as iniciativas culturais e promover a difusão cultural".

Pessoas de varias regiões do Mato Grosso que ali estavam participando da programação, se sensibilizaram e participaram do abaixo assinado pela Lei Cultura Viva.

Lei Cultura Viva

O abaixo-assinado é um dos mais antigos métodos de democracia, e, segundo a Constituição Federal: “Todos os cidadãos têm o direito de apresentar, individual ou coletivamente, aos órgãos de soberania, aos órgãos de governo próprio ou a quaisquer autoridades petições, representações, reclamações ou queixas para defesa de seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral e, bem assim, o direito de serem informados, em prazo razoável, sobre o resultado da respectiva apreciação.”

Com base nisso, a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura teve a iniciativa de criar a Minuta da Lei Cultura Viva, e ainda como forma democrática, disponibilizá-lo a Consulta pública por 90 dias para que todos possam participar da primeira etapa do processo colaborativo para sua criação. O prazo é de 11 de abril a 10 de julho de 2011, na página do blog do Cultura Viva: http://culturadigital.br/leiculturaviva

E para participar da campanha e assinar o abaixo assinado pela Lei da Cultura Viva acessem: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8759

Por Assessoria Arte que Transforma

Nenhum comentário: