sábado, 30 de abril de 2011

Abrem-se as cortinas do Palco Giratório no Sesc Arsenal

Entre os dias 29 de abril a 29 de maio de 2011, o Palco Giratório 2011 estará de volta.


Pelo Sesc Arsenal, em Cuiabá, passarão vários grupos teatrais mostrando o melhor da arte, interpretação e beleza cênica. O projeto Palco Giratório foi criado há 14 anos e é um verdadeiro circuito de artes cênicas (único do gênero no país) que mostra o Brasil para o Brasil percorrendo todo o território nacional.

A inspiração adveio do questionamento do Sesc sobre as dificuldades de acesso aos saberes, informações e tecnologias – próprios à produção artística – que, de um modo geral, na maioria das localidades brasileiras, têm contribuído para limitar ou tornar as manifestações culturais reiterativas de fórmulas ou formas já desgastadas.

Diante desse cenário, o projeto Palco Giratório permitiu, ao longo de sua trajetória, que todas as regiões do país participassem de uma rede de distribuição e recepção de bens culturais, conjugando atividades formativas e de fruição.


Hoje, consolidado como iniciativa das mais relevantes para a cultura no país, o projeto apresenta a arte genuína, regional, rica na sua brasilidade, uma mistura de sotaques com a marca da diversidade.

O Palco Giratório estimula, ainda, o exercício de uma “cidadania cultural”, incentivando o acesso ao desenvolvimento de conhecimentos e aptidões artísticas por meio de oficinas, debates e intercâmbios (troca de metodologia entre grupos artísticos). Processo que acaba por incentivar também as produções locais, indo do teatro adulto e infantil, passando por teatro de bonecos e de rua até o circo e a dança, entre outras manifestações.

“Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual; democratizar a cultura nacional, promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do Sesc. O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso país”, disse o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emile Abi-Abib.


Cortejo Cênico

O Palco Giratório 2011 em Mato Grosso iniciou ontem, dia 29 de abril, às 16h30, com o Cortejo Cênico que passou pelas ruas de Cuiabá, a caminho do Sesc Arsenal. Levando para a cidade um pouco de alegria e diversão, com os divertidos bonecões do Circo Teatro Leite de Pedras e ao som da Banda Prata da Casa, os transeuntes do centro foram surpreendidos pela alegria e emoção do projeto.

Serviço:
29 de abril a 29 de maio
Sesc Arsenal
Entrada: 1 litro de leite Longa Vida
(Os ingressos começam a ser distribuídos 1 hora antes do espetáculo)
Informações: (65) 3611-0550 / 3616-6901

Confira a Programação completa:
http://sesc-mt.blogspot.com/p/festival-palco-giratorio-2011.html

Nenhum comentário: