segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Teatro Ogan apresentará dois espetáculos em Curitiba


Plié: O Bailarino
Por Sílvia Schneiders

Plié e Amure se apresentarão no mais conceituado festival de teatro do Brasil e da América Latina

Dois espetáculos do Teatro Ogan de Campo Novo do Parecis estarão se apresentando no 21º Festival de Teatro de Curitiba (FTC 2011), consolidado como o maior e mais conceituado evento do segmento no Brasil e na América Latina. As duas peças, “Amure” e “Plié: O Bailarino”, foram inscritas no Fringe, que é uma mostra livre realizada adjunta ao FTC.

“Amure” é um espetáculo inédito baseado em lendas e mitos dos índios Paresí-Haliti. Conta a história de um jovem indígena, acostumado ao mundo moderno, que de repente se depara com uma missão que pode mudar sua vida drasticamente. Desistir das prerrogativas da vida moderna e se embrenhar num mundo mágico e encantador, onde sua meta é resgatar a sua própria identidade e, automaticamente, a do seu povo.

Ele tem uma visão onde uma anciã Haliti lhe convoca a atar compromisso com a sua cultura, mas ele passa a questioná-la, pois para isso terá que abrir mão das ‘coisas boas’ da vida do não-índio, da magnificência, do dinheiro, da comida, da vestimenta. “- Você foi chamado”, diz a velha sábia, e ele aceita.

A peça será apresentada no Sesc Água Verde nos dias 09 e 10 de abril de 2011 (sábado e domingo).

Ficha técnica:
Título: “Amure”
Gênero: Contação de Histórias
Texto: Van César e Alexandre Rolim
Elenco: Edúh Gevizier e Van César
Direção: Alexandre Rolim
Produção: Sílvia Schneiders
Duração: 50 minutos

“Plié” também é um espetáculo original. Utiliza linguagem de clown (do inglês palhaço) e faz parte de uma experimentação do gênero, inédita em Campo Novo. O roteiro se desenvolve em torno de memórias da infância e adolescência de um rapaz que sempre sonhou em ser bailarino, porém, enfrentou preconceito e acabou abdicando o seu sonho, restando apenas lembranças e seqüelas.

O palhaço “Plié” dança, chora, ri, sempre procurando interagir com o público, que é componente imprescindível do espetáculo. A sonoplastia é ao vivo, bem como a maquiagem, o aquecimento e a troca de figurinos, possibilitando ao espectador uma inegável aprendizagem sobre os bastidores de uma apresentação teatral.

A peça será apresentada no espaço Bisbilhoteca nos dias 08 e 09 de abril de 2011 (sexta e sábado).

Ficha técnica:
Título: “Plié: O Bailarino”
Gênero: Clown
Elenco: Alexandre Rolim
Direção: Van César
Sonoplastia: Edúh Gevizier
Produção: Sílvia Schneiders
Duração: 60 minutos.

Nenhum comentário: