domingo, 28 de novembro de 2010

"Tempo de Recomeçar" é tema de IX Femute

Não podemos deixar que as cortinas se fechem!

Arte do V Femute - "Tempo de Comemorar!"

A 9ª edição do Festival Municipal de Teatro de Campo Novo do Parecis (Femute) teve como tema "Tempo de Recomeçar", que marca o momento cultural de nosso município neste ano de 2010. Desde a 4ª edição, o Femute contou com temas que conduziram as reflexões sobre a cultura camponovense, como é possivel acompanhar abaixo.

IV Femute: "Coração e Asas" - em 2002, o tema foi escolhido para conclamar a classe artística para voos mais altos na área da cultura, especialmente na luta por um espaço próprio para as apresentações.

Em 2003, o espaço que estava sendo construído para abrigar a Câmara Municipal de Vereadores e o espaço do Anfiteatro, que utilizou recursos financeiros da cultura, foram doados à Justica para abrigar a Comarca de nosso município. A classe artística foi proibida de utilizar o espaço pela Meritíssima Juiza de Direito Dra. Adair Julieta. Nesse ano de 2003 o Femute não aconteceu como forma de protesto pela situação enfrentada.

V Femute: "Tempo de Comemorar!" - em 2004 o tema foi unanime por definir a vitória da classe artística na conquista do direito de apresentar no Plenário do Fórum.

VI Femute: "...nas Mãos a Criação!" - no ano de 2005, o tema sugeria o momento de crise que o município e, naturalmente, o setor cultural enfrentava. Tempo de mudança do Departamento de Cultura para o espaço da sede da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

VII Femute: "Você aprende, um dia você aprende" - no ano de 2006, o tema fazia uma apologia aos menestréis, que na Idade Média utilizavam da criatividade para manter viva sua arte em cada praça, em cada rua, em cada vilarejo. Foi um dos anos mais difíceis para a cultura do município de Campo Novo do Parecis.

No ano de 2007, novamente o Femute não aconteceu. Foram realizadas duas Noites Teatrais para finalizar as atividades nessa área.

VIII Femute: "Chegando ao fim de todas as coisas" - o tema do ano de 2008 fazia uma alusão às mudanças políticas que seriam efetivadas em janeiro do ano seguinte. Momento de desestruturação da equipe que por 08 anos conduziu a cultura do município.

Em 2009 mais uma vez o Femute não aconteceu devido a exoneração de todos os instrutores de arte do Departamento de Cultura logo no início de novembro, incluindo-se a oficineira de teatro, que dirige grande parte dos grupos que participam do Festival de Teatro. As exonerações não chegaram a ser efetivadas, mas o fato impossibilitou que o Femute ocorresse, uma vez que as oficinas de arte foram encerradas e os grupos dispensados.

IX Femute - "Tempo de Recomeçar!"

IX Femute: "Tempo de Recomeçar" - a 9ª edição do Femute desse ano de 2010 faz uma alusão ao término do contrato de 05 anos entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, que cede o espaço para que o Centro Cultural desenvolva suas atividades. Fica a dúvida no ar: o contrato será renovado?

Também cita o fato de que nesse ano foram buscados recursos junto à Senadora Serys Slhesarenko, que garantiu um montante de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para dar início à construção do Centro Cultural. Nova dúvida: esses recursos serão realmente investidos na área cultural?

Ainda, que está sendo encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei que prevê a criação do Sistema Municipal de Cultura que organizará todo o setor cultural de Campo Novo do Parecis: criação do Centro Cultural, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, dos Fóruns e Conferências Municipais de Cultura, do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais entre outros assuntos pertinentes à área cultural.

Resta saber se a classe artística, gestores públicos, legisladores e comunidade camponovense estarão acompanhando esse "recomeçar" da cultura de nosso município, sugerindo, criticando, opinando, mas principalmente, apoiando essa área que sempre foi deixada à margem de praticamente todas as administrações públicas de Campo Novo do Parecis.

Nenhum comentário: