sábado, 6 de novembro de 2010

Tangará da Serra recebe 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri

"Os Pássaros Tangarás"

A cultura popular mato-grossense, especificamente o Cururu e o Siriri, está se consolidando e conquistando seu espaço, principalmente em cidades ribeirinhas nas quais possuem vários representantes dessas manifestações, como Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. O Festival de Cururu e Siriri contribui muito para o fortalecimento dessa cultura, especialmente em Cuiabá. Entretanto, é necessário disseminar essa cultura para as demais regiões do Estado.

Nesse contexto, o município de Tangará da Serra se prepara para receber o 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri. O evento, realizado pela Associação Folclórica de Tangará da Serra e o Ponto de Cultura Arte que Transforma, acontece entre os dias 19 e 21 de novembro e tem o objetivo de disseminar a cultura popular mato-grossense por meio das principais manifestações como o cururu e o siriri para as cidades da região Médio-Norte do Estado.

Música, dança, teatro, capoeira e diversos grupos de cururu e siriri de todo o Estado irão se apresentar durante os três dias no módulo esportivo, localizado próximo a Escola Pública Estadual 13 de maio, no centro da cidade. Entre os grupos já confirmados estão: o Teatro Experimental (Alta Floresta), os grupo de siriri Os Pássaros Tangará (Tangará da Serra), Pixé (Nova Mutum), Renascer do Vale Verde (Santo Antônio do Leverger), Flor Ribeirinha (Cuiabá), Passo Miudinho (Várzea Grande), Raiz da Figueira (Barra do Bugres), o grupo quilombola de Livramento, o Teatro Ogan (Campo Novo do Parecis), o grupo Mamulengo Sem Fronteiras (Distrito Federal), Forró pé de serra, Zé do pife e as juvelinas de DF, e Roberto Lucialdo com o rasqueado Cuiabano.

Segundo a coordenadora do Ponto de Cultura Arte que Transforma, Joeli Siqueira Milhorança, esse festival é importante por estimular a difusão e descentralização da cultura de raiz. “Dar oportunidade aos grupos de Cururu e Siriri demonstrar a especificidade cultural de sua comunidade, estimular a troca de experiências entre os mestres da cultura popular, além de sensibilizar a sociedade para a importância de se preservar, conservar e manter viva essa tradição”, afirma.

Outra atividade que faz parte da programação do 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri é a 1ª Mostra dos Pontos do Mato. Trata-se da exposição dos produtos que são confeccionados e desenvolvidos pelos Pontos de Cultura de todo o Estado. Mato Grosso possui atualmente 40 Pontos e todos estão convidados a participar da mostra. Além disso, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, haverá um concurso para escolher o negro mais bonito e a negra mais bonita da Escola Escola Antonio Casa Grande do Projeto da Diversidade cultura (Ceja).

O 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri conta com apoio da Fundação Nacional da Arte (Funarte), Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Governo Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra e o jornal Diário da Serra.

Com Assessoria e Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: