domingo, 12 de setembro de 2010

"Amure" é selecionado no Amazônia Legal

"Amure" terá cenas que falam do dia-a-dia das comunidades indígenas.
Na foto, Dona Inês (esposa do cacique Narcizo) com seus netos

Foi publicada na quinta-feira, 09 de setembro, a relação de classificados do Programa Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal.

Foram selecionados 928 projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais da região amazônica, que receberão, no total, um investimento de R$ 13,7 milhões. O programa é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura.

O Microprojetos na Amazônia Legal recebeu 2.706 propostas e superou as expectativas, devido ao grande número de projetos selecionados.

Crianças tomando banho. Cenas do dia-a-dia dos Paresí-Haliti serão tratados no Espetáculo "Amure"

A meta inicial era atender cerca de 770 iniciativas por meio de financiamento não-reembolsável. Porém, muitos projetos não atingiram o teto de 35 salários mínimos, valor máximo estabelecido no edital.

Assim, foi possível ampliar o número de beneficiados, selecionando projetos de todos os nove estados da região amazônica: 37 do Acre, 15 do Amapá, 91 do Amazonas, 198 do Maranhão, 166 do Mato Grosso, 175 do Pará, 58 de Rondônia, 29 de Roraima e 159 do Tocantins.

Jovem indígena com filmadora registrando um dos momentos da Festa da Colheita

"Amure" e "Olhares Índígenas" são selecionados

Campo Novo do Parecis concorreu com três projetos, sendo selecionados com o espetáculo "Amure", do Teatro Ogan e "Olhares Índígenas", de Enoch José Pereira. Ambos trabalharão com a temática indígena de nossa região, especialmente a etnia dos Paresí-Haliti.

O Espetáculo "Amure" narra a história de um jovem indígena da etnia Paresí-Haliti. Num processo de aculturação, o jovem indígena é chamado a questionar a situação atual de seu povo, numa viagem rumo ao seu passado imemorial.

Enoch José Pereira, um dos contemplados no Amazônia Legal, registrando a Festa da Colheita

O Projeto Cultural “Olhares Indígenas” pretende-se capacitar, preservar, promover e divulgar a cultura indígena Paresí-Haliti, de inestimável importância científica e cultural na região noroeste de Mato Grosso. Estas ações serão executadas por meio de oficinas de capacitações de jovens em fotografia e vídeo, organização de uma exposição fotográfica e exibição das produções em uma mostra de vídeo.

Mais cultura

Ação do Programa Mais Cultura, com o apoio dos governos estaduais da região amazônica, o edital Microprojetos para Amazônia Legal visa fortalecer e apoiar a diversidade cultural da região. As propostas contempladas têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos que residem na área.

O resultado do Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal foi anunciado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na quarta-feira, 1º de setembro, em Rio Branco (AC), em evento para assinatura de acordo entre o Ministério da Cultura e a Associação de Cultura e Meio Ambiente (ACMA). A parceria criou o Centro de Cultura da Floresta, que irá beneficiar os povoados da etnia Ashaninka na região e os da reserva da bacia do Alto Juruá.

Fotografias de Sílvia Schneiders

Nenhum comentário: