segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Indígenas da Aldeia Quatro Cachoeiras assistem filmes do Vídeo Índio Brasil 2010

Apresentação da mostra nacional Vídeo Índio Brasil na Aldeia Quatro Cachoeiras

A mostra nacional de filmes Vídeo Índio Brasil foi apresentada na Aldeia Quatro Cachoeiras, uma das 47 aldeias da Terra Indígena Utiariti, que abrange os municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tangará da Serra.

A Aldeia Quatro Cachoeiras fica a 33km de Campo Novo do Parecis, é chefiada pelo Cacique Narcizo Kazaizaze e tem cerca de 40 indígenas divididos em 04 famílias, todos parentes.

Cacique Narcizo Kazaizaze, um baluarte da cultura Paresí-Haliti

Na tarde de sábado, dia 07 de agosto, a equipe do Ninho do Sol e do Instituto Parecis Cultural esteve na aldeia passando dois filmes da mostra e os documentários "Mãe Branca" e "I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso", contribuição de nosso município ao VIB 2010.

Outros indígenas das aldeias Seringal e Cabeceira do Osso foram convidados pelo Cacique para estarem presentes na aldeia participando da mostra de filmes, que foram apresentados na háti (casa comunal) do Cacique Narcizo.


Após os filmes, foi promovida uma discussão interessante sobre os temas abordados nos filmes e como aspectos da cultura Haliti e do imóti (não-índio) devem ser questionados pelos dois lados, em busca da preservação e divulgação dos valores culturais das comunidades indígenas.

Nenhum comentário: