terça-feira, 13 de julho de 2010

Ninho do Sol é selecionado pela Revista de História da Biblioteca Nacional

Ponto de Cultura do Teatro Ogan e IPC é um dos 12 selecionados entre 4 mil de todo o Brasil


Índio Paresí-Haliti pintando o corpo: Cultura indígena é um dos focos

A cultura de Campo Novo do Parecis e todos os seus aspectos históricos, étnicos e turísticos sensibilizou uma das mais importantes revistas de história do Brasil e da América Latina, a Revista de História da Biblioteca Nacional, que através do Ponto de Cultura Ninho do Sol fará um evento no município onde será possível resgatar e valorizar a realidade local.

Entre os mais de quatro mil pontos de cultura de todo o Brasil, apenas o Ninho do Sol e outros onze foram selecionados pelo projeto intitulado “História no Ponto”.

No processo de seleção o Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) analisaram a infraestrutura do Ninho do Sol, bem como os potenciais histórico-culturais de Campo Novo do Parecis.

Um dos contextos que contribuiu para que o Ninho do Sol fosse selecionado é a previsão em seu Plano de Trabalho de atividades voltadas a preservação do patrimônio histórico-cultural da região onde o Ponto está inserido.

Dentro de seu Plano de Trabalho o Ponto de Cultura Ninho do Sol dá grande importância ao patrimônio do Município, especialmente na área de preservação da cultura dos índios Paresí-Haliti.

Para Vanderlei Guollo, diretor do IPC, “essa será uma excelente oportunidade de divulgar nossa história, a história que nós, brasileiros, não conhecemos, e que é tão rica, e por isso, tão importante de ser registrada, além do mais, uma oportunidade única de divulgar nosso ponto de cultura, nosso município e nossa região para o Brasil”, comentou.

O projeto prevê a realização de palestras, workshops e rodas de conversas envolvendo a comunidade camponovense e historiadores de renome nacional. Todo o material coletado fará parte de um acervo no portal da Revista de História da Biblioteca Nacional.

O evento ocorrerá no município na segunda quinzena de setembro de 2010 e envolverá vários setores da sociedade camponovense.

Nenhum comentário: