sexta-feira, 4 de junho de 2010

Teatro Experimental de Alta Floresta participa de evento em Portugal

Os integrantes do Teatro Experimental de Alta Floresta, Agostinho Bizinoto e Elenor Cecon Júnior viajam amanhã (05.06) para Lisboa, Portugal. O Teatro Experimental foi convidado para realizar uma residência artística e acompanhar todas as ações artísticas do O Bando de Teatro, bem como para integrar a equipe internacional que preparará a produção do evento Plataform 11 Plus em uma ação de formação.

O convite feito ao Teatro Experimental, ainda em 2009, partiu do grupo O Bando de Teatro de Portugal considerado atualmente como uma das maiores companhias teatrais das terras lusitanas. O Bando procura desvendar as raízes antropológicas do nosso imaginário e criar visualidades poéticas, num risco assumido de popularizar a arte contemporânea e experimental. Para isso trabalha predominantemente textos portugueses, recusa o convencionalismo, cria máquinas de cena, insiste na disponibilidade do ator para desenvolver e aplicar a interdisciplinariedade de linguagens e incorpora criativamente as formas artesanais e tradições populares da cultura portuguesa.

Plataform 11 Plus é uma recém criada rede internacional (2º ano), apoiada pela Comissão Européia, que junta 13 companhias de teatros provenientes de 12 países europeus diferentes e estabelece uma ligação privilegiada com organizações culturais locais, universidades e escolas.

A atividade desta rede foca-se, sobretudo, nos jovens e adolescentes entre os 11 e os 15 anos, pois o compromisso com a Arte nesta fase da vida se constitui num inestimável contributo na formação de valores, personalidades e visão do mundo, visto que há pouca oferta cultural para pessoas desta idade.

Paralelamente ao trabalho de profissionais, irá desenvolver-se, ao longo de todo o processo, um projeto artístico não-profissional que visa a integração de vários jovens. Após quatro anos de trabalho, Plataforma 11+ pretende apresentar um (auto)-retrato de uma nova geração européia, cuja presença no início do século 21 se refletirá em mais de 30 novas peças, 50 co-produções e eventos interdisciplinares, 40 obras de arte e ainda numa base de dados européia com peças de teatro dirigidas a público específico.

Durante os quatro anos do projeto estão previstas inúmeras atividades, sendo que, neste ano de 2010, terá lugar em Portugal uma residência de artistas convidados de várias nacionalidades que culminará na Exposição ao Ar Livre, a apresentação da Grande Noite de Teatro Europeu e o Encontro Anual do Projeto.

Este é o primeiro intercâmbio que o Teatro Experimental de Alta Floresta participa fora do território nacional e sinaliza uma nova fase que se aproxima para o grupo, que é o de iniciar um processo de produção que envolva profissionais também de outros países.

A participação do Teatro Experimental de Alta Floresta nesta residência artística conta com o apoio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura através do Edital de Intercâmbio nº 01/2010.

Acesse o sítio do Teatro Experimental

Nenhum comentário: