quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cuiabá sedia 1º Fórum de Teatro para Infância e Juventude do Centro-Oeste

Representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal irão se reunir no 1º Fórum de Teatro para Infância e Juventude do Centro-Oeste. O intuito é proporcionar intercâmbio entre artistas, organizadores de festivais, mostras, pesquisadores, grupos, companhias e interessados.

Outro objetivo é fortalecer e reconhecer o teatro para Infância e Juventude produzido e oriundo da, com e para o publico infanto-juvenil. O fórum propõe nos dois dias de encontros dedicados a intercâmbios, mobilização e troca de saberes.
A programação abordará a Rede Nacional de Teatro para Infância (RENATIN) e suas representações estaduais, propostas e fortalecimento do segmento na região Centro Oeste.

Confira a programação:

05/06 - Sábado
14h - Abertura Oscemário Daltro - Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso
Sérgio Cintra - Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá
Palestra: Cultura e Infância

Gabriel Guimard (SP) – Ator, palhaço, diretor da companhia de teatro Megamini da Cooperativa Paulista de Teatro e pesquisador das artes para infância. Trabalhou durante 5 anos na cia. francesa Philippe Genty. É fundador da Rede Cultura Infância e do Centro de Referência do Teatro para Infância, idealizador do Portal Cultura Infância e idealizador da RENATIN - Rede Nacional do Teatro para Infância.
Mesas

15h as 20h30

1ª) Pontos de Cultura e ações conectadas com a linguagem do teatro para infância e juventude
Mediação: Gabriel Guimard (SP)

Convidados: Wanderson Lana (MT), Eduardo Ribeiro (MS), Ronaldo Adriano (MT)

Wanderson Lana (MT) – Ator, Dramaturgo e Diretor de Teatro Municipal de Primavera do Leste e Coordenador do Ponto de Cultura CENTRO Faces de teatro;

Eduardo Ribeiro (MS) – Ator e Gerente da Casa de Ensaio e representante da RENATIN em Mato Grosso do Sul. Ronaldo Adriano (MT) – Ator, Coordenador do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense e Coordenador de Planejamento do Ponto de Cultura Teatro Experimental de Alta Floresta.

2ª) Ações sociais para infância e juventude

Mediadora: Yandra Firmo (MT) – Mestre em Arte e Educação, Educadora Social, Atriz e Diretora Teatral e Coordenadora do projeto “Teatro na Vida, A vida no teatro”.

Convidados: Vanderlei José (MT), Delgado Filho (GO) e Flávio Ferreira (MT);

Vanderlei José (MT) – Ator, Diretor da Cia Spirits e Coordenador do FESTIN – Festival de Teatro Infantil de Juína;

Delgado Filho (GO) – Diretor do grupo de teatro Arte e Fogo de Goiânia e Coordenador Geral da 3ª Semana de Teatro de Goiás. Atualmente está como suplente do Colegiado Setorial de Teatro/CNPC – MinC;

Flávio Ferreira (MT) - Diretor da Cia CENA ONZE de teatro, trupe que se apresenta gratuitamente há 20 anos para estudantes da rede pública, mantém oficina de teatro e dança com as adolescentes (que não tem pais) na Casa da Retaguarda Paulo Prado há 5 anos.

3ª) Experiência de festivais na região Centro-Oeste

Mediação: Jan Moura (MT) – Diretor, Ator da Confraria dos Atores, Mestrando em estudos de cultura contemporânea ECCO/UFMT.

Convidados: Lúcia Corrêa (DF) e Eduardo Espíndola (MT).

Lúcia Corrêa (DF) – Atriz e produtora da Cia Voar Teatro de Bonecos e Produtora do FESTIBRA - Festival de Teatro Infantil de Brasília.

Eduardo Espíndola (MT) – Produtor Cultural, Coordenador da MITI – Mostra internacional de Teatro Infantil de Cuiabá e Representante da Renatin em Mato Grosso.

06/06 - Domingo

14h – Reunião aberta

Pauta: Análise do pré-edital para o prêmio de Teatro para Infância e Juventude da Funarte que será encaminhando pela RENATIN;

16h30 – Espetáculo: Classiclum - Cia Arte Negus (MT)

Sinopse: espetáculo CLÁSSICLUM é um espetáculo de palhaços que pretende mostrar ao público parte da trajetória da arte da palhaçaria, encenando cenas clássicas para seus espectadores que evidenciam o humor "falado" (chamado no circo de pilhéria) e o humor físico, (chamado no circo de gag).

17h – Reunião de Articulação

Jan Moura (MT) – Movimento de Teatro, COOCAR e Colegiado Setorial de Teatro – CNPC/Minc e Jefferson Jarcem (MT) – Ator e Diretor do Grupo Tibanaré e Presidente da Federação Mato-grossense de Teatro, Eduardo Ribeiro (MS) e Eduardo Espíndola (MT) representantes da Renatin.

18h30 – Apresentação e aprovação do regimento do Fórum de teatro para Infância e Juventude do Centro Oeste;

- Análise e aprovação do regimento do Fórum;
- Formatação da Carta de encaminhamento das diretrizes elencadas durante o 1º Fórum de Teatro para Infância e Juventude do Centro Oeste para Ministério da Cultura, Funarte, Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura, Conselhos de Cultura, Assembléias Legislativas do Centro-Oeste.

20h30 – Enceramento

Nenhum comentário: