quinta-feira, 20 de maio de 2010

Inaugurado o Ponto de Cultura Ninho do Sol de Campo Novo do Parecis

O Ponto de Cultura Ninho do Sol foi inaugurado na noite desta quarta-feira, 19, em Campo Novo do Parecis.

Descerramento da placa de inauguração

A cerimônia foi bastante disputada, contando com a presença da secretária de Educação e Cultura do Município, professora Rosenilde Castro de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Ribeiro “Baxo” e da coordenadora dos Pontos do Mato, Cinthia Mattos, representando o Governo do Estado, além de todos os parceiros que colaboram com o projeto.

Em sua fala, o presidente da Câmara, Baxo, destacou a atuação de Vanderlei Guollo e do Teatro Ogan no Município e a importância do Ponto de Cultura. “Estou surpreso, pois não tinha noção da proporção deste projeto, gostaria de parabenizar a todos que fazem parte dele”, disse.

Cinthia de Miranda Mattos, coordenadora dos pontos de cultura de Mato Grosso

Cinthia Mattos, que acompanha o trabalho de todos os Pontos de Cultura de Mato Grosso, disse ter ficado encantada com a organização e a seriedade com que o projeto está sendo executado, apontando o Ninho do Sol como um dos mais atuantes do estado.

O diretor-presidente do Teatro Ogan, Alexandre Rolim de Morais, discursou agradecendo a todos os colaboradores. “A cada apoiador, cada colaborador público ou privado fica o agradecimento do Teatro Ogan por acreditar nesta ideia”, disse.

Capoeira com alunos da APAE

Ele ainda destacou a atuação de Vanderlei Guollo em prol da cultura de Campo Novo e região. “Vanderlei, o palco agora é outro, o espetáculo não é mais inventado, ele é real, os personagens também são reais, o texto está sendo e será escrito a cada dia”, disse.

Lembrou também da descentralização de recursos na área cultural que vem acontecendo desde que Lula e Gilberto Gil decidiram interiorizar os investimentos. “Antes, quem mordia a maior parte dos recursos da cultura brasileira eram os artistas do Rio e São Paulo, hoje, estes recursos chegam até aqui: no Ninho do Sol, em Campo Novo do Parecis, uma cidade de 27 mil habitantes no interiorzão do Brasil”.

Dança de rua das oficinas do Centro Cultural

“Podemos dizer que hoje a cultura brasileira fala a língua do seu povo, tem a cor e a face do seu povo e, o mais importante, está aqui juntinho deste povo, que realmente conhece a cultura que tem e que almeja”.

O Ponto de Cultura Ninho do Sol é um projeto do Teatro Ogan, em parceria com o Instituto Parecis Cultural (IPC), que recebe recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal, repassados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura.


Rebolation com arte-educandos do Centro Cultural

Dança sênior das oficinas do Ninho do Sol

Flores do Amanhã, balé do Ninho do Sol

Aprendizes de violão do Ninho do Sol

Nenhum comentário: