domingo, 9 de maio de 2010

Biblioteca Comunitária será inaugurada

Já em fase de estruturação, a biblioteca comunitária será aberta à comunidade no próximo dia 19 de maio de 2010, na inauguração do Ponto de Cultura Ninho do Sol.


Como parte das ações do Plano de Trabalho do Convênio Nº 054/2009, assinado com a Secretaria de Estado de Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso, patrocinado pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura Ninho do Sol implataria a biblioteca comunitária somente no ano de 2012.
Entretanto, no início deste ano, graças às doações do acervo literário da extinta Escola Pequeno Mundo, do Sr. Reginaldo Pereira de Jesus, da Escola 04 de Julho e outros integrantes do IPC - Instituto Parecis Cultural, a Biblioteca Comunitária Ninho do Sol será aberta à comunidade com mais de 2.500 livros e cerca de 80 fitas de vídeo infanto-juvenis.
Também já está em andamento o Edital de Processo Seletivo Nº 02/2010, que definirá nos próximos dias o Agente Cultural que trabalhará na biblioteca comunitária, desenvolvendo ações de incentivo à leitura e atividades lúdicas às crianças e jovens.

Programa Documenta

A biblioteca comunitária será também a salvaguarda do acervo do Programa Documenta, do Instituto Parecis Cultural, que objetiva catalogar fotos, vídeos e reálias de importância histórica para Campo Novo do Parecis e região.
Já estão em seu acervo mais de 400 jornais (12 anos de cobertura jornalística) e 3.689 fotos em papel fotográfico do Jornal do Parecis - doação do radialista Joel Lins, parceiro dessa ação. O acervo conta ainda com cerca de 35.000 fotos digitais, cópias do acervo de fotos da Biblioteca Pública Municipal entre os anos de 2003 a 2008.

Nenhum comentário: