segunda-feira, 1 de março de 2010

Teatro Ogan envia projeto para o Proac 2010

Quatro projetos foram aprovados e selecionados pelo Conselho Municipal de Cultura de Campo Novo do Parecis e enviados para o Conselho Estadual de Cultura, onde irão concorrer ao Programa de Apoio a Cultura (Proac 2010). Os projetos foram analisados na tarde desta quinta-feira, 25.


De acordo com a presidente do Conselho, Sílvia Schneiders, os quatro projetos remetidos para a Secretaria de Estado de Cultura (Sec) são de áreas culturais distintas: Música; Artes Cênicas; Cultura Popular, Folclore e Artesanato e; Artes Integradas.

Na área da Música o projeto enviado é a VI Mostra Cerrado de Música, tendo como proponente o músico Walison Londero; nas Artes Cênicas o espetáculo teatral “Amure”, do Teatro Ogan; na Cultura Popular, Folclore e Artesanato o projeto PNEUART, proposto pelo artesão Revair de Matos e; Artes Integradas o projeto V Fest Folclore, proposto pela Prefeitura de Campo Novo.

Mostra Cerrado de Música
Em sua VI Edição, o evento é tradicional e agremia há vários anos artistas e bandas locais e regionais de renome estadual e nacional, promovendo uma troca de experiências entre eles. No evento são oferecidos cursos, workshops e oficinas.
Amure
O espetáculo teatral “Amure”, proposto pelo Teatro Ogan, tem como pano de fundo a cultura indígena da etnia Paresí-Haliti, habitantes milenares da nossa região. O grupo pretende sintetizar a história destes indígenas desde o seu surgimento até os dias atuais, mas de forma regressiva.

PNEUART
Este projeto tem como tema a reutilização de pneus, ou seja, o projeto tem tudo a ver com a preservação do meio ambiente e a relação do ser humano com o mesmo. Os proponentes pretendem viajar por várias cidades da região mostrando um trabalho de reciclagem desenvolvido aqui e ao mesmo tempo educar as pessoas para o assunto.

Fest Folclore
Evento realizado em anos anteriores, o Fest Folclore visa ser uma grande festa de integração entre as diversas áreas culturais manifestadas no município. A proposta é juntar em um único evento o VII Festival Parecis de Danças, IV Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis, a Feira Artesanal (com participantes de outros municípios da região), o Festival da Comida Típica; a Exposição de Artes, além de oferecer oficinas de Dança (Hip Hop, Siriri e Contemporânea) e Capoeira (Danças do Fogo e Maculelê), e shows regionais.

Nenhum comentário: